Santo André sedia encontro para planejamento e prevenção contra desastres
Reunião contou com debate sobre infraestrutura e ações de emergência
- Data: 31/05/2019 10:05
- Alterado: 31/05/2019 10:05
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PMSA
Crédito:Alex Cavanha/ PSA
Santo André sediou na manhã desta quinta-feira (30), o 3º Encontro para atualização da Infraestrutura das Bacias Hidrográficas da Região do Grande ABC e Organização de Procedimentos da Assistência Social nas Emergências. A ação é baseada na união de esforços junto ao Governo do Estado, referenciando o município, região e o Estado no planejamento de ações para atendimento das famílias atingidas pelas situações de calamidades/desastres na competência da política de Assistência Social.
O debate contou com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, do chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, Coronel Walter Nyakas Junior, e do secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ricardo Santoro, além de 13 secretários municipais de Cidadania e Desenvolvimento Social.
“Evento especial em que nos sentimos honrados em sediar e receber toda equipe técnica para debater um tema tão importante que acaba trazendo prejuízos para muitas famílias. Fundamental este olhar da Assistência Social, tendo como prioridade minimizar os impactos negativos nas vidas das pessoas para que recebam todo acolhimento e atendimento quando necessário. Sobre a discussão da prevenção e planejamento contra as chuvas, estamos em um período que é o mais indicado, já que temos fôlego e o clima nos dá uma trégua”, destacou o prefeito Paulo Serra ao lembrar a primeira reunião no Palácio dos Bandeirantes, solicitada pelo governador João Dória, reunindo todos os prefeitos imediatamente após as chuvas. “Já naquele encontro conseguimos reunir bons frutos de trabalho”, completou.
Na ocasião, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, reforçou a importância de um trabalho idealizado com objetividade, soluções e proposições. “É o momento de elaborar propostas e fluxos bem desenhados e práticos usando nossas redes. As primeiras reuniões, de diagnóstico e levantamento, foram muito importantes e estamos evoluindo. A proposta é que nosso próximo encontro, ainda com data a definir, esteja na reta final para apresentação de um fluxo de um plano que poderá balizar as ações dos municípios que são impactados pelas chuvas”, pontuou.
“O grande ganho que temos através deste debate é a efetivação dos planos de contingência para as situações de emergência, onde buscamos fortalecer nosso trabalho preventivo e de capacitação com todos os atores envolvidos visando mitigar os riscos dos desastres. É imprescindível mudarmos nossa atuação de gestão dos desastres para gestão do risco de desastres. Seguimos empenhados para a elaboração deste protocolo para ser replicado a cerca de 300 municípios do Estado”, concluiu o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.