Bolsa Trabalho: Santo André promove atividades de integração para beneficiados
Selecionados vão começar a prestar serviços nos espaços da Prefeitura no início de outubro
- Data: 21/09/2021 20:09
- Alterado: 21/09/2021 20:09
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Os 140 selecionados para participar do programa Bolsa Trabalho, um dos braços do programa Bolsa do Povo do Governo do Estado, e que contou com a adesão da Prefeitura de Santo André, vão começar a prestar serviços nos espaços da administração municipal no início de outubro. O grupo, distribuído em quatro turmas, participou das atividades de integração que aconteceram nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21) no auditório do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).
O encontro teve como objetivo dar aos selecionados mais detalhes sobre o funcionamento do programa que vai conceder uma bolsa de R$ 535 por cinco meses, para pessoas em situação de vulnerabilidade. Para receber o benefício, no entanto, os selecionados vão prestar serviços em espaços da Prefeitura durante cinco meses. A carga horária é de quatro horas diárias, cinco dias por semana.
Além disso, os beneficiados terão de participar de um curso de qualificação, em formato virtual, com carga horária de 80 horas, sobre temas já escolhidos pelos candidatos no momento da inscrição. Quem possuir baixa escolaridade, não precisa fazer o curso, mas é encaminhado para as turmas de Educação de Jovens e Adultos, da rede municipal de ensino.
“O programa não oferece um emprego, mas sim uma bolsa para que o participante possa se desenvolver e se qualificar, para que acabado o período do programa, possa encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho”, explicou a gerente do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR), Valquíria Lavecchia. O local estará à disposição dos beneficiados para auxiliá-los na reinserção no mercado de trabalho.
Os participantes receberam, durante o encontro, informações sobre os cursos disponíveis nos Centros Públicos de Formação Profissional da cidade para elevação de escolaridade e sobre a realização de cursos livres a partir do próximo ano. A estrutura da Prefeitura, os locais onde poderão prestar serviço, e informações sobre a rede de assistência social do município e os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) também foram apresentados durante a integração.
“Esse programa é muito importante para os municípios, porque dá a oportunidade para que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a um rendimento, além da oportunidade de capacitação profissional, e através desta formação podem transformar suas vidas. A iniciativa é um grande ganho, porque atende quem mais necessita, principalmente neste momento de pandemia, onde muitas famílias são afetadas pela falta de renda e desemprego“, frisou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.
O programa Bolsa Trabalho em Santo André está sendo realizado por meio das secretarias de Desenvolvimento e Geração de Emprego, de Educação, de Cidadania e Assistência Social e de Inovação e Administração.
O secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, frisou que a Prefeitura de Santo André rapidamente aderiu ao programa, dada a importância de levar perspectiva às famílias em situação de vulnerabilidade, como a de Adriana Silva Souza, uma das selecionadas pelo programa.
Adriana é mãe “solo” de dois filhos menores de três anos e em outubro do ano passado teve de sair da empresa onde estava há oito anos para cuidar dos filhos. Desde então não conseguiu nova colocação, apesar de ter concluído o ensino médio. “Eu estava ficando muito angustiada porque não tenho mais renda nenhuma. O dinheiro que eu tinha fui utilizando para me manter durante todos estes meses, mas agora acabou. Estou muito aliviada por ter conseguido esta bolsa que vai me proporcionar alguma renda e permitir que eu preste o serviço enquanto meus filhos estão na escola”, contou.
“Este programa é mais um passo para o andamento da retomada da renda, emprego e da economia na nossa cidade. A pandemia trouxe inúmeros desafios e, um dos maiores ficou na questão da renda familiar. Esta bolsa ajudará o andreense a ter uma atividade por um bom período e, por isso estamos empenhados em obter colocações para que todos os selecionados possam cumprir sua carga horária com tranquilidade”, afirmou o secretário de Inovação e Administração, Almir Cicote.