Mês de conscientização à doença de Alzheimer: Ação nos metrôs do Brasil
Ação acontece em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre
- Data: 13/09/2021 14:09
- Alterado: 13/09/2021 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Supera
Crédito:
Em uma iniciativa inédita, a rede Supera – Ginástica para o cérebro, realiza no próximo dia 21 de setembro – Dia de conscientização ao Alzheimer, em parceria com as principais companhias de transporte metropolitano do Brasil uma ação para chamar a atenção da população para conscientização à doença.
As equipes do Supera estarão nas estações de metrôs de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre conversando com passageiros sobre o tema e alertando sobre o que pode ser feito para manter a saúde do cérebro por toda a vida. A ação nas estações de metrô acontecerá das 8h30 às 17h com distribuição de panfletos com informações sobre a doença de Alzheimer e abordagem dos passageiros observando as medidas de segurança e distanciamento.
A iniciativa faz parte da 3ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, que acontece no dia seguinte, 22 de setembro, com uma rodada de palestras de especialistas ao vivo transmitidas para todo o Brasil a partir das 14h30 no canal do Método Supera no Youtube.
O mês de setembro é mundialmente dedicado à conscientização das pessoas em relação à doença de Alzheimer.
“Mais do que falar sobre o Alzheimer, nossa missão enquanto empresa de estimulação cognitiva líder neste segmento no Brasil é ajudar o público a entender que algo pode ser feito, antecipando este cenário e oferecendo a milhares de pessoas a possibilidade de envelhecer bem e com mais saúde em todos os sentidos”, detalhou a vice-presidente do Supera no Brasil, Bárbara Perpétuo.
Como a ginástica para o cérebro atua neste sentido?
Embora seja uma doença multifatorial, quando se trata da doença de Alzheimer há o que pode ser feito para retardar o aparecimento de sintomas e principalmente ampliar o que os especialistas chamam de reserva cognitiva.
“Como o Alzheimer é uma doença multifatorial, a prevenção também deve ser feita por vários fatores e o primeiro ponto é cuidar da saúde geral do organismo, por meio do controle das doenças crônicas – como diabetes, obesidade, cardiovasculares, hipertensão, cuidado com atividade física e alimentação, que são extremamente importantes. Uma vez que o corpo está saudável, nós temos o segundo ponto que é o lado cognitivo, utilizando estratégias cognitivas de treino mental ou ginástica para o cérebro, dando ao cérebro estímulos que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente em pessoas que não tem a doença. Quando fazemos isso estimulamos a neuroplasticidade. Uma vez que ela é estimulada, eu consigo uma reserva cognitiva robusta. Essa reserva contribui para que o cérebro seja mais resistente aos danos de uma possível degeneração da idade ou uma doença”, explicou a especialista Livia Ciacci, Mestre em Sistemas Neuronais do Supera Ginástica para o cérebro.
A especialista chama a atenção ainda para a condição de pacientes que já tem a doença. “É importante dizer que a estimulação cognitiva ou ginástica cerebral não cura e não impede o andamento da doença já instalada, mas é uma ferramenta importante a favor da reserva cognitiva”, lembrou. O evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro” é uma iniciativa do SUPERA em parceria com o a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG)
Serviço: “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”
Ao vivo do Teatro Gazeta em São Paulo
22/ 09/2021 a partir das 14h30
Onde: no canal oficial do Método SUPERA no Youtube
Confira a programação:
14h30 – Abertura do evento com show artístico;
14h50 – Palestra – Entendendo a demência e a doença de Alzheimer: Panorama Global de pesquisas, tratamento e prevenção – com Dra. Jerusa Smid, neurologista da FMUSP, e Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci – neurologista da Unifesp;
16h – Palestra – COVID19: um fator de risco para o desenvolvimento de demência? com Dr. Raphael Spera, neurologista da HC-FMUSP e Dra. Viviane Flumignan Zétola, neurologista da UFPR;
17h – Palestra – Saúde Mental: Mobilização da sociedade, envolvimento familiar e cuidadores – dicas e relatos – com Profa. Dra. Thaís Bento, da EACH-USP e do HCFMUSP, a atriz e dramaturga Beth Goulart e Silvia Pacheco Haidar, do Blog Saúde Mental e Gatices da Folha de São Paulo;
18h – Encerramento – espetáculo musical.
Onde: Canal oficial do SUPERA no Youtube – youtube.com/metodosupera
Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/3DzglUc
Para participar, acesse: https://bit.ly/3BtaiP9
Além de promover mais qualidade de vida, o Método SUPERA possibilita melhor desempenho nos estudos, na vida profissional e nas atividades comuns do dia a dia, proporcionando resultados em pessoas de diferentes faixas etárias. Com mais de 350 unidades no Brasil, o método SUPERA já mudou a vida de mais de 190 mil pessoas utilizando ferramentas exclusivas que atuam diretamente na performance e desenvolvimento cognitivo, através do uso de ábaco, jogos e apostilas, sempre com novidade, variedade e desafio crescente em um método exclusivo no Brasil.