Via Streaming – Dica da Semana: “Pico da Neblina”
Série nacional da HBO cria uma utopia na qual a maconha foi legalizada no Brasil
- Data: 01/09/2021 08:09
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
A discussão sobre a legalização do consumo da maconha é uma pauta que vem sendo bastante explorada nos últimos anos. Alguns países, como o Uruguai, já até descriminalizaram o uso da “cannabis sativa”. Tal discussão complexa é o tema da primeira série brasileira original da HBO Max, que se chama “Pico da Neblina”. Lançada na plataforma em agosto de 2019, a produção é ambientada em uma São Paulo onde o consumo da maconha havia sido recém-legalizado. O sucesso foi tão grande que sua segunda temporada já foi confirmada pelo serviço de streaming.
A história tem como protagonista o jovem Biriba (Luís Navarro), que mora na periferia de São Paulo e atua no tráfico de maconha da região para conseguir sustentar sua mãe, a irmã e as duas sobrinhas. Longe do estereótipo de traficante construído pela televisão, o jovem se veste bem e concluiu os estudos. Quando o Congresso Nacional aprova o uso da maconha para fins recreativos e medicinais, um dos clientes mais fiéis de Biriba – chamado de Vini (Daniel Furlan) – sugere que os dois se associem e comecem a vender a droga legalmente.
Em contraponto, Salim (Henrique Santana) é o melhor amigo do protagonista e também traficante. Porém, o personagem não vê a legalização como uma forma de sair do mundo do crime, mas sim como uma possibilidade de ascender nele, querendo levar Biriba junto. Assim, o jovem acaba dividido entre dois possíveis futuros para o seu negócio, que é a fonte de sustento de sua família. Com uma história inédita e personagens fortes, “Pico da Neblina” não fica para trás de nenhuma série internacional – pelo contrário, se destaca das muitas produções cheias de clichês que vem enchendo o mercado ultimamente. A primeira temporada é composta de dez episódios, na medida para serem “maratonados”.