Santo André lança projeto Escola Segura
Medidas incluem ações educativas com pais, alunos, professores e GCMs, além de ampliação de ronda escolar e monitoramento eletrônico
- Data: 19/02/2019 09:02
- Alterado: 19/02/2019 09:02
- Autor: Daniel Betega
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
A Prefeitura de Santo André lançou na manhã desta segunda-feira (18), na Emeief Cidade Takasaki, no Jardim Alzira Franco, o projeto Escola Segura. A iniciativa tem, entre suas diretrizes, implementar ações educativas que alertem sobre a questão da violência contra crianças e adolescentes e reforçar a segurança nas unidades escolares, por meio de rondas da GCM (Guarda Civil Municipal) e monitoramento eletrônico.
As rondas da GCM serão realizadas por guardas especializados em policiamento comunitário escolar, treinados em uma formação específica para esta finalidade, e contarão com o incremento das oito novas viaturas adquiridas recentemente pela Prefeitura. Dentro da sala de aula, a metodologia se aplicará de forma a contemplar a distribuição de cartilhas e jogos educativos aos alunos e professores da rede municipal de ensino, que serão capacitados também a reconhecer casos de violência contra as crianças. Demais materiais educativos serão disponibilizados para a população, como banners, flyers e outdoors em pontos estratégicos da cidade.
O prefeito Paulo Serra destacou, no lançamento do Escola Segura, as medidas em andamento por mais educação e segurança da população. “A grande e única saída que deixamos plantada neste lançamento é a educação, o respeito e a atenção às nossas crianças. Estamos tomando atitudes firmes e corajosas neste sentido. Entregamos novas viaturas, temos 30 novos GCMs nas ruas e teremos mais 220 até o final do próximo ano, fazendo de Santo André uma das cidades com a maior corporação de guardas do Brasil. Ainda neste ano teremos alarme e monitoramento em todas as escolas e unidades de saúde da cidade. Isso é investimento em gestão e tecnologia, para que a semente plantada da consciência cidadã germine”, pontuou.
A instalação das câmeras, como projeto piloto, já teve início pela creche Maria Campos Santos, no Jardim Marek, e no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Jardim Irene, complexo educacional composto por Emeief, creche e centro comunitário. Em outras unidades, como na Emeief Cidade Takasaki, foi instalado alarme com sensor de presença.
O secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano, acompanhado da secretária de Educação, Dinah Zekcer, destacou que ações como a realizada nesta segunda-feira se complementam a medidas que visam a segurança da população. “O meu sonho é de que um dia a educação baste e seja suficiente para uma sociedade mais segura e mais justa. Precisamos colocar em nossas mentes e abraçar esta causa, pois ela será o alicerce das futuras gerações. O Escola Segura é prevenção, o olhar atento às nossas crianças, o plantar de uma semente de esperança na nossa população”, frisou.