Projeto sensibiliza comunidades do Parque Pedroso e Parque Nascentes

Além de oficinas temáticas, os participantes do projeto Conexões da Mata Atlântica formarão dois coletivos ambientais locais

  • Data: 07/06/2019 09:06
  • Alterado: 07/06/2019 09:06
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Projeto sensibiliza comunidades do Parque Pedroso e Parque Nascentes

Crédito:Alex Cavanha/PSA

Você está em:

Sensibilizar a população que vive na região do Parque do Pedroso e do Parque Nascentes de Paranapiacaba sobre a importância das riquezas naturais do local onde moram. Esse é um dos principais objetivos do Projeto Conexões da Mata Atlântica: uma Rede de Oportunidades para Conservação, que acontece desde maio, nas duas Unidade de Conservação do município: o Parque Natural Municipal do Pedroso (onde moram cerca de 107 mil pessoas, de acordo com Censo 2010) e o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (onde vivem aproximadamente mil pessoas, também de acordo com o Censo). A iniciativa pretende despertar o olhar dos que moram na região, e que participam do projeto, para que se formem coletivos ambientais, fortalecendo o protagonismo em ações de proteção, conservação e preservação dos recursos naturais.

Além das oficinas temáticas e do apoio para a formação de coletivos ambientais, serão realizados encontros para desenvolvimento de projetos de intervenção, para os quais há uma verba destinada pelo projeto Conexões. A ação é executada pelo Instituto Siades (Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável), com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e com recurso do Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (FUMGESAN). Há também o apoio institucional do Departamento de Parques Municipais, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.

O projeto, que é uma ação de educação ambiental que atende uma das premissas dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação, foi planejado para ser executado em duas etapas. A primeira vem realizando uma série de oficinas que têm como objetivo sensibilizar sobre a importância dos parques, abordando, por exemplo, o conceito de sustentabilidade, a definição do que é patrimônio natural, cultural e afetivo, os princípios da permacultura, que trata de uma cultura de permanência, a correta disposição dos resíduos sólidos, entre outras.

“A maioria das pessoas que mora nesta região não sabe o que são Unidades de Conservação, qual a importância dessas áreas para as populações humanas, além de não entenderem a relação entre ocupações irregulares, contaminação dos recursos hídricos e seus efeitos na saúde pública, por exemplo”, disse o gerente de Unidades de Conservação, Leandro Wada Simone. Segundo Leandro, quando uma pessoa passa a entender a importância da conservação dessas áreas, ela passa a ser um multiplicador de informação, esclarecendo a família, vizinhos e amigos com a informação correta.

As oficinas acontecem no período da manhã em Paranapiacaba e no período da tarde no Parque do Pedroso, com o mesmo conteúdo, e são acompanhadas por cerca de 25 participantes por dia. “Como as oficinas não são integradas, ou seja, os temas são independentes, os participantes não precisam vir em todas. Nossa meta, no entanto, é alcançar diretamente cerca de 300 pessoas com o projeto”, destacou uma das consultoras do Instituto Siades, Samia Sulaiman.

Passada a fase de oficinas – são nove ao todo – em que também será feito um diagnóstico do local, começa a fase de formulação de um projeto. A partir de setembro os participantes vão aprender a formular um projeto, a trabalhar em grupo, a calcular o orçamento e entender como utilizar a verba disponível. “Queremos que entendam também como funciona a rede, que envolve também órgãos ligados à sustentabilidade e ao poder público, em parcerias pela preservação das áreas de riquezas naturais”, frisou a consultora. Em setembro e outubro, será formado um grupo para pensar um projeto para cada parque, com levantamentos de custo e acesso à verba disponibilizada pelo Fumgesan. Os projetos serão avaliados e monitorados, com encerramento previsto para novembro.

Para o educador social Ivan Anderson do Carmo, que está participando de todas as oficinas e pretende participar da formulação de projetos, os bairros da região do Parque do Pedroso têm um grande potencial de desenvolvimento que pode ser melhor aproveitado. “Novas atividades poderão desenvolver o potencial das pessoas que moram por aqui, tendo sempre o foco da preservação ambiental”, destacou.

“Eu vim participar porque moro em um lugar onde não pode fazer muitas coisas nas casas e nem ao redor delas. Então eu quero saber direitinho o que pode e não pode. A gente tendo conhecimento evita as multas e ajuda também a proteger as mata”, contou a artesã Regina Fátima da Silva, que mora no Recreio da Borda do Campo. Ela acrescenta que faz parte de um grupo de artesãs que se reúne no Posto de Saúde do bairro e que vê, na possibilidade de desenvolver um projeto, uma forma de ajudar o grupo de que faz parte. “São mulheres que sofrem com a depressão e com depressão e Alzheimer, por exemplo, que atuam sem verba de terceiros. Somos um grupo que se encontra para fazer artesanato e tudo é providenciado por nós mesmas”, destacou.

Para os interessados, ainda é possível participar enviando email para [email protected] ou pessoalmente na data das oficinas, conforme programação de cada parque (veja abaixo). Para a atividade de estudo do meio será necessário entrar em contato prévio para verificar disponibilidade de vaga em transporte.

Próximas Oficinas no Parque Natural Municipal do Pedroso:

•        Local: Sede Administrativa

•        Endereço: Estr. do Pedroso, nº 3000

07/06, sexta-feira, 14h30-16h30 – Oficina 6 – Consumo consciente e resíduos sólidos

24/06, segunda-feira, 14h30-16h30 – Estudo monitorado no Parque do Pedroso

03/07, quarta-feira, 8h-17h – Estudo do meio no Parque Nascente Paranapiacaba

Agosto, data a definir – Oficina 7 – Unidades de Conservação, serviços ecossistêmicos e as áreas de mananciais

Próximas Oficinas no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba:

•        Local: Centro de Visitantes

•        Endereço: R. Direita, nº 371 – Vila de Paranapiacaba

07/06, sexta-feira, 9h-11h – Oficina 6 – Consumo consciente e resíduos sólidos

24/06, segunda-feira, 9h-11h – Estudo monitorado no Parque Nascentes Paranapiacaba

01/07, quarta-feira, 8h-17h – Estudo do meio no Parque do Pedroso

Compartilhar:
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA
1
Crédito:Alex Cavanha/PSA

  • Data: 07/06/2019 09:06
  • Alterado:07/06/2019 09:06
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados