Dia D contra Covid-19 garante dose para mais de 500 pessoas em Diadema
Sábado foi dia de completar o esquema vacinal para quem estava em atraso ou com data prevista para receber o imunizante até 10 de setembro
- Data: 28/08/2021 17:08
- Alterado: 28/08/2021 17:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Divulgação PMD
Neste sábado (29/08), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o Dia D de vacinação especial para as segundas doses e repescagem dos 18+ no Quarteirão da Saúde (QS) e 556 pessoas receberam a vacina contra a doença, sendo 480 segunda dose (D2) e 76 primeira dose (D1).
O objetivo da ação foi completar o esquema vacinal para quem estava em atraso com a segunda dose, adiantar a aplicação da D2 do imunizante AstraZeneca para quem recebeu a primeira dose em Diadema e tem agendamento até 10 de setembro, além da repescagem para moradores a partir dos 18 anos que ainda não se vacinaram. “Com a realização do Dia D no sábado, abrimos a oportunidade para que pessoas que não conseguem ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) durante a semana possam estar em dia com a proteção da vacina”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra Rejane Calixto.
Para completar a imunização e garantir a cobertura do imunizante é preciso receber a segunda dose. Só a partir do ciclo completo, de acordo com o fabricante de cada vacina, a pessoa se beneficia com a proteção para casos graves da doença, redução de internações e complicações.
É importante ressaltar que o indivíduo está protegido após 14 dias da segunda dose ou dose única. Quem não está totalmente imunizado ainda pode se contaminar e passar a doença para outras pessoas.