Santo André reduz altura para passagem de veículos sob o viaduto Adib Chammas
Limite de 5,5 metros passa para 4,3 metros nas duas faixas da direita da avenida dos Estados, em ambos os sentidos, e para 4,7 metros nas demais faixas, por causa de obras de duplicação
- Data: 02/07/2020 13:07
- Alterado: 02/07/2020 13:07
- Autor: Caroline Terzi
- Fonte: PMSA
Prefeitura de Santo André reduz altura para passagem de veículos sob o viaduto Adib Chammas
Crédito:Helber Aggio
A Prefeitura de Santo André vai reduzir a partir desta sexta-feira (3) o limite de altura para passagem de veículos sob o viaduto Antonio Adib Chammas. A altura máxima permitida será alterada de 5,5 metros para 4,3 metros nas duas faixas da direita da avenida dos Estados, em ambos os sentidos, e para 4,7 metros nas demais faixas.
A mudança temporária é necessária por causa da duplicação do Adib Chammas, que entrou em uma nova fase nesta semana. Os chamados “carros de avanço”, estruturas móveis que irão ligar os dois pontos do vão central do viaduto, estão agora suspensos sobre a avenida dos Estados, e por isso o limite de altura ficará reduzido neste trecho até a conclusão das obras.
Caminhões com altura entre 4,3 e 4,7 metros deverão utilizar necessariamente as duas faixas da esquerda da avenida dos Estados. Agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) darão apoio nos horários de maior circulação para direcionar os condutores.
Na aproximação da obra, como forma de segurança e para evitar o contato de veículos altos com o viaduto em execução, foram instaladas placas alertando para a limitação de altura. Também foram colocados na via um sistema de detector de altura com luzes amarelas piscantes que alertarão os motoristas sobre o novo limite, orientando o condutor a trafegar pelas faixas da esquerda ou a seguir por rota de desvio obrigatória.
Rotas alternativas – Veículos acima da altura regulamentada pela legislação que estiverem se deslocando na avenida dos Estados sentido Mauá/São Mateus/Rodoanel deverão obrigatoriamente seguir as orientações de rota alternativa à avenida Antonio Cardoso e acesso ao viaduto Antonio Adib Chammas (sentido centro).
Posteriormente, deve-se ingressar na pista lateral direita da avenida José Antônio de Almeida Amazonas para retorno após o viaduto Acisa, acessando o viaduto Antonio Adib Chammas (sentido bairro) e seguindo as orientações para a avenida dos Estados no trecho posterior às obras.
Os veículos acima da altura regulamentada pela legislação que estejam na avenida dos Estados sentido São Caetano do Sul, deverão realizar operação especial com o apoio da equipe de operação do Departamento de Engenharia de Tráfego.
Na alça de acesso à avenida dos Estados sentido São Caetano do Sul haverá a proibição de caminhões oriundos do centro de Santo André. Sendo assim, estes veículos deverão acessar obrigatoriamente a avenida dos Estados sentido Mauá/São Mateus/Rodoanel para posterior retorno na avenida André Ramalho.
Veículos com altura em desacordo com a legislação e que não atendem às orientações de trânsito serão autuados.
Investimento – A duplicação do viaduto Adib Chammas faz parte do pacote de obras de mobilidade que está sendo realizado em Santo André com verbas do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A Prefeitura obteve financiamento de US$ 25 milhões junto à instituição financeira e investirá outros US$ 25 milhões em diversas obras, como a criação de novas alças no viaduto Castelo Branco.