Polícia Civil e GCM de Diadema fazem operação contra furto de fios
A operação, realizada ontem, 7/7, com o apoio da GCM, vistoriou 12 comércios de sucatas e ferros-velhos da cidade.
- Data: 08/07/2021 17:07
- Alterado: 08/07/2021 17:07
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Polícia Civil e GCM de Diadema fazem operação contra furto de fios
Crédito:Divulgação/GCM
Visando inibir e combater casos de furtos e receptação de cabos/fios elétricos e de telefonia, além de outros materiais metálicos, a Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura de Diadema solicitou apoio investigativo à Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil de Diadema, a “Operação Cabo de Força” resultou na prisão de um dos comerciantes fiscalizados, por receptação de motor veicular. Devido a ocorrência, o proprietário foi conduzido à Delegacia Seccional de Diadema e autuado em flagrante delito.
Com aval do delegado titular da Delegacia Seccional de Diadema, Guerdson Ferreira, e sob a coordenação do delegado Ricardo, do Setor de Investigações Gerais, a “Operação Cabo de Força” também contou com agentes do GOE e equipes de apoio dos Distritos Policiais de Diadema. Ao todo, foram 12 viaturas e 26 policiais civis.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema participou da blitz com 11 viaturas e 25 guardas. Outro reforço da Prefeitura, que deu suporte à Operação, foi a equipe de fiscalização do Programa Diadema Legal.
“Essa foi a primeira ação, mas a Prefeitura vai continuar monitorando o volume de ocorrências e, se necessário, sugerir à Polícia Civil, que faça outras diligências pela cidade. Com isso, queremos coibir furtos nas fiações elétricas e telefônicas, mas também prender os receptadores desses e outros metais”, explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Domingos Mariano.
Gestão Integrada da Segurança
A ocorrência de casos de furtos de fiação elétrica e outros materiais ferrosos foi um dos problemas de segurança apontados na reunião do GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) de Diadema, ocorrida na semana passada, pela internet.
Criado recentemente, pelo prefeito José de Filippi Júnior, esse coletivo de segurança pública reúne representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, GCM, Câmara Municipal, Prefeitura e Sociedade Civil.
Na oportunidade, o Poder Legislativo anunciou que está em fase de aprovação uma nova legislação municipal com punições mais severas para aqueles estabelecimentos que atuam como receptadores desses produtos furtados.
Visando a modernização da cidade para o enfrentamento da violência e da criminalidade, a Prefeitura informou aos membros do GGI-M que vai investir na vigilância inteligente e eletrônica da cidade. Para isso, no próximo ano, vai recriar a Central de Videomonitoramento para policiamento integrado da cidade e prédios públicos.
Em outra medida com vista a segurança pública da cidade, a GCM de Diadema reforçou o número de rondas de policiamento preventivo. Só no primeiro semestre, foram mais de 70 mil rondas no município.
“Enfim, a prioridade da política pública de segurança da Prefeitura é continuar investindo, preventivamente, em ações integradas e de inteligência da GCM com a PM e a Polícia Civil”, declarou o secretário municipal, Benedito Mariano.
GCM de Diadema:
– Ligue 153 / 0800-7705-559 / 4043-6330