Mutirões seguem mobilizando São Caetano contra a dengue

No sábado (29/6), o mutirão contemplou os bairros Mauá, Jardim São Caetano, Nova Gerty e São José

  • Data: 01/07/2019 10:07
  • Alterado: 01/07/2019 10:07
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS
Mutirões seguem mobilizando São Caetano contra a dengue

Crédito:Junior Camargo / PMSCS

Você está em:

A Prefeitura de São Caetano do Sul, o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) e o Tiro de Guerra 02-069 seguem empenhados no Comando Contra a Dengue. 

Cerca de 200 voluntários saíram às ruas dos bairros para orientar a população e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. A ação é realizada gradativamente em toda a cidade.

Foram visitados 2.107 imóveis, sendo que os agentes puderam entrar em 1.164 (787 estavam fechados e 62 desocupados, além de 94 recusas). O trabalho resultou na eliminação de 136 possíveis criadouros – em nove imóveis foram encontradas e eliminadas larvas do mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue no País cresceram cerca de 500% em 2019. Alguns estados registram epidemia localizada da doença, incluindo São Paulo (principalmente no interior). A alta preocupa especialistas, que alertam para a possibilidade de as notificações se aproximarem do recorde de 2015, quando foram registrados mais de 1,6 milhão de casos da doença – 62% na Região Sudeste.

Em São Caetano, de janeiro a maio deste ano, foram registradas 123 notificações, sendo que 67 aguardam resultado do laboratório e 35 foram descartadas para dengue. Dos casos confirmados, 16 são importados e cinco autóctones (quando a transmissão ocorre no próprio município). No mesmo período de 2018 foram 38 notificações, sendo 29 descartadas. Todos os nove casos confirmados eram importados.

O pessoal que formou a corrente da Prefeitura recebeu treinamento especializado e fez a distribuição de material informativo, com orientações sobre como combater a proliferação do Aedes aegypti e eliminar a água parada. Além da dengue, o mosquito transmite outras doenças, como zika e chikungunya.

Algumas dicas são tampar tonéis e caixas d’água; preencher pratos de vasos de plantas com areia; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar os potes de água para animais com bucha; retirar a água acumulada atrás da máquina de lavar roupa; cobrir piscinas e deixar bem esticadas lonas usadas para cobrir objetos.

Confira o calendário dos próximos mutirões em São Caetano (sempre das 9h às 12h). Para garantir a eficiência da ação, é fundamental que os moradores autorizem a entrada dos agentes – todos são identificados.

13/7 – Prosperidade, Fundação e Barcelona;

3/8 – Santa Paula, Santo Antônio, Centro e Cerâmica.

Compartilhar:
1
Crédito:Junior Camargo / PMSCS
1
Crédito:Junior Camargo / PMSCS
1
Crédito:Junior Camargo / PMSCS



Tempo em São Caetano do Sul para amanhã
17/02


Dia de sol com névoa fraca ao amanhecer.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com algumas nuvens.

Tarde

Sol.

Noite

Noite sem nuvens.

Temperatura em
São Caetano do Sul

Max: 38°C

Min: 21°C

Chuva em
São Caetano do Sul

Probabilidade: 62%

Quantidade: 0mm

Ventos em
São Caetano do Sul

Velocidade: 7km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados