Idosos de Diadema participam de oficina de grafite
A oficina continua na próxima sexta-feira, 01/03
- Data: 28/02/2019 12:02
- Alterado: 28/02/2019 12:02
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
Crédito:Fabio Tashiro
“Eu achei a oficina muito legal. Parece que virei criança. Antes, eu até dava bronca em quem grafitava por aí. É uma arte. Quem tiver a oportunidade, é bom aprender”, disse Yuriza Hamamura, de 66 anos, após a oficina de grafite realizada no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI), na última quarta-feira, 27/02.
“Essa é uma forma de aproximar os mais velhos de uma expressão artística que é muito associada aos jovens. Além disso, é uma atividade diferente das que já são oferecidas no CCMI”, explicou a secretária interina da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), Caroline Rocha.
A oficina é uma parceria da Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com o Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima que irá desenvolver os quatro elementos da cultura hip hop. No próximo mês, a oficina será de rima e pandeiro.
“É sempre uma honra para o Matéria Rima estar em uma ação tão importante que agrega cultura, conhecimento e aprendizado. Com esse projeto é possível integrar a juventude e a cultura urbana com o idoso, além de trabalhar a coordenação motora”, ressaltou a coordenadora pedagógica do Matéria Rima, Josiane Silva.
A oficina continua na próxima sexta-feira, 01/03, e tem duração de aproximadamente duas horas.
Hoje, há cerca de 42 mil idosos no município de Diadema. Destes, 462 estão cadastrados no Centro de Convivência Municipal do Idoso e 230 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Instituto Enéas Tognini.
O CCMI é um órgão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que oferece aos idosos diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó. As oficinas são realizadas com o propósito de levar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entre os idosos e a comunidade.
Outras ações
Além disso, o município conta com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) que tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida. O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.
Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.
Além disso, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) com horário matutino e vespertino é uma das novidades da Secretaria de Educação neste ano. Grande parte dos idosos encontram dificuldades para estudar no período da noite, e foi pensando nisso que a Prefeitura de Diadema firmou uma parceria com o Conselho Municipal do Idoso com o objetivo de atender este público.
Outra novidade é a Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), da Unifesp, que atende 55 idosos do município.