Mãos à Obra conclui atividades na Vila Conceição
Dia 15 de abril o projeto começa no bairro Serraria
- Data: 01/04/2019 10:04
- Alterado: 01/04/2019 10:04
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Neste sábado, 30/03, cerca de 500 pessoas estiveram presentes no Ação Mãos à Obra – A Prefeitura no seu Bairro, realizado das 10h às 14h, na EMEB Professor Roberto Carlos Tapia, na Vila Conceição. O evento marcou a conclusão dos trabalhos realizados pelo programa que leva o mesmo nome e que, nos meses de fevereiro e março, realizou manutenção e melhorias no Centro e na Vila Conceição.
O público assistiu a apresentações de capoeira, do grupo Matéria Rima, teatro da Ladybug, e as crianças se divertiram no pula-pula e fazendo pintura nos rostos. Mirelly da Silva Nascimento, 5 anos, com uma flor desenhada na face esquerda veio acompanhada da mãe. “Eu vim brincar um pouco e também pintar meu rosto. Gostei muito”, disse. A mãe Cilene Maria da Silva aproveitou a ida ao evento para fazer limpeza na pele e tirar o cartão SOU.
Durante o encerramento do programa Mãos à Obra, além da prestação de contas das melhorias feitas nos bairros, a Prefeitura também oferece mais de 35 serviços gratuitos aos moradores. Entre eles emissão de carteira profissional, assistência judiciária, parcelamento de débitos municipais, recursos de multa e identificação de condutor, solicitação de tapa buraco, vacinação contra febre amarela, HPV e meningocócica (apresentar carteirinha de vacinação), testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, avaliação e orientação nutricional, manicure, maquiagem e corte de cabelo e medição de glicemia e da pressão arterial.
João Vieira, do Jardim Paineiras, se deslocou até a Vila Conceição para aferir a pressão e ver com estava a glicemia. “Eu faço o acompanhamento na UBS do meu bairro, mas é sempre bom saber como está a nossa saúde. Graças a Deus está tudo bem. É importante que o Município ofereça esse serviço de forma itinerante porque ajuda a prevenir doenças”, ressaltou. A moradora da Vila Conceição Isabela Freire foi até a EMEB Roberto Carlos Tapia para que a filha Clarice Freire, de 6 anos, fizesse avaliação nutricional e oftalmológica. “A professora onde me filha estuda recomendou os dois procedimentos e eu a trouxe. Ainda bem que é tudo de graça”, afirmou. Outro serviço muito procurado pelo público foi o de corte de cabelos e unhas.
Trabalho contínuo e homenagem
O Mãos à Obra, criado em 2017, é coordenado pela Secretaria de Planejamento de Gestão Pública e conta com o envolvimento de todas as secretarias municipais, mais de 250 profissionais, sendo 230 bolsistas do Programa Frente de Trabalho.
No discurso de encerramento do Mãos à Obra, no Conceição, o prefeito Lauro Michels fez uma homenagem ao pessoal da Frente de Trabalho e disse que mesmo que muitas pessoas não saibam quem são esses trabalhadores, que ajudam na manutenção da cidade, ele reconhecia a importância da atuação deles. “Quando no último dia 11 de março, as fortes chuvas caíram na Região Metropolitana e provocaram enchentes no ABC e em Diadema e nós não tivemos problemas mais graves, foi graças ao trabalho de limpeza de bocas de lobo e galerias que fazemos em nossa cidade com a ajuda de vocês. Não vou esquecer isso”, disse Michels.
O prefeito fez um balanço das melhorias que a Vila Conceição recebeu nos últimos meses – entre as quais, abertura da Rua Potira, trocas de lâmpadas e semáforos, reforma do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e da Escola Irmã Dulce, construção de Ecoponto e entrega da EMEB Professor Roberto Carlos Tapia, com 168 vagas para creche – e adiantou que brevemente começará a obra de reforma da galeria da Rua José Bonifácio, no Serraria, e que 564 novas escrituras serão entregues a moradores do Morro do Samba. “Já legalizamos a situação de lotes de outras 1.500 famílias, asfaltamos 120 ruas, e estamos trabalhando para deixar a nossa cidade cada vez melhor e bonita”, finalizou.
No encerramento do evento foi incrustrada na parede de entrada da à EMEB Roberto Carlos Tapia a logomarca do Programa Mãos à Obra que são cinco mãos espalmadas e coloridas. As marcas das mãos são de integrantes da Frente de Trabalho, do prefeito Michels, e de moradores do bairro. O próximo local a receber o programa é Serraria, a partir do dia 15. Até o final do ano, também serão beneficiados os bairros Inamar, Eldorado, Casa Grande, Nogueira, Piraporinha, Canhema, Taboão e Campanário.