Mostra de filmes online com o tema sertão, no Itaú Cultural

Os títulos são: Meninos e Reis; No Devagar Depressa dos Tempos; Vida Maria; Sophia; e Morte e Vida Severina

  • Data: 21/05/2019 17:05
  • Alterado: 21/05/2019 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Mostra de filmes online com o tema sertão, no Itaú Cultural

Crédito:divulgação

Você está em:

Neste mês, em que o Itaú Cultural dedica parte de sua programação à cultura dos sertões, com atrações variadas, que incluem artes cênicas, minicurso sobre literatura sertaneja, seminário e programação infantil, o Núcleo de Audiovisual e Literatura preparou uma mostra online dedicada ao tema, que fica disponível para o público entre os dias 22 de maio e 2 junho, no site http://www.itaucultural.org.br/.

Os títulos são: Meninos e Reis, de Gabriela Romeu; No Devagar Depressa dos Tempos, de Eliza Capai; Vida Maria, de Marcio Ramos; Sophia, de Kennel Rógis; e Morte e Vida Severina, de Afonso Serpa (veja sinopses abaixo).

As atividades em torno da importância histórica e cultural dessa região do nordeste brasileiro, visam apresentar os repertórios contemporâneos dos sertões, discutindo as construções simbólicas, políticas e econômicas da região. Elas acontecem em celebração ao lançamento da 25ª edição da Revista Observatório, que discute a política cultural e o imaginário em torno dos sertões. Confira abaixo uma prévia da programação.

Vida Maria

Direção: Márcio Ramos

Duração: 8 minutos

Classificação: livre

Sinopse: No curta-metragem, Maria José, uma menina de cinco anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto isso, no decorrer da narrativa, ela cresce, casa, tem filhos e envelhece.

Meninos e Reis

Direção: Gabriela Romeu

Duração: 16 minutos

Classificação: livre

Sinopse: No reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Mas Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano do posto e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova, vivendo um verdadeiro rito de passagem.

Sophia

Direção: Kennel Rógis

Duração: 15 minutos

Classificação: livre

Sinopse: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, sua mãe, Joana, passa por belíssimas experiências sensoriais. A produção mostra uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

No Devagar Depressa dos Tempos

Direção: Eliza Capai

Duração: 25 minutos

Classificação: livre

Sinopse: Em Guaribas, ao lado da Serra das Confusões, no sertão do Piauí, onde o tempo da escravidão ainda é frase no presente, algo começa a mudar. Dando voz a mulheres de duas gerações, o filme mostra como era, é e pode ser a vida de quem acaba de cruzar a linha da miséria. De um lado a seca, o alcoolismo, a violência familiar e a fome. Do outro, a chegada do Estado, renda, educação e autoestima. No embate do que era e do que começa a ser, vislumbra-se um tempo de rápidas mudanças na vagarosidade do tempo local.

Morte e Vida Severina

Direção: Afonso Serpa

Duração: 55 minutos

Classificação: 12 anos

Sinopse: Morte e Vida Severina mostra a saga de um retirante nordestino que, como tantos brasileiros, viaja do sertão ao litoral em busca de melhores condições de vida. A história de Severino, contada por meio de versos na obra-prima de João Cabral de Melo Neto, foi adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão e é retratada nesta animação 3D. O desenho animado preserva o texto original e, fiel à aspereza da narrativa e aos traços dos quadrinhos, dá vida aos personagens do livro publicado em 1956.

Compartilhar:
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação

  • Data: 21/05/2019 05:05
  • Alterado:21/05/2019 17:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados