Disfunção da tireoide é tema de exposição na Estação Adolfo Pinheiro
Exposição é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo
- Data: 10/05/2021 14:05
- Alterado: 10/05/2021 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Recorte de um dos painéis da exposição
Crédito:Divulgação
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela manutenção e operação da Linha 5-Lilás, em conjunto com a SBEM-SP – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, leva aos passageiros uma mostra informativa sobre as disfunções que podem afetar a glândula tireoide, localizada na parte anterior do pescoço. Alguns desses problemas podem ter impacto negativo no coração.
“A tireoide é uma glândula que tem importantes efeitos no coração. Ela estimula a contração e frequência desse músculo, a produção de fibras cardíacas, a pressão arterial, e pode determinar se coração fica mais ou menos acelerado”, explica a médica Laura Ward, endocrinologista da SBEM-SP. No caso de uma disfunção tireoidiana, a glândula pode liberar hormônios em quantidade insuficiente (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo), com consequências para o coração.
A mostra, denominada “Tireoide – Coração. Você sabia? Quando a tireoide fala, o coração ouve!”, foi idealizada em comemoração ao Dia Internacional da Tireoide, celebrado em 25 de maio. Nos cartazes, além do alerta, são apresentadas formas de prevenir e tratar os problemas da tireoide e suas consequências para o organismo.
“Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pelas nossas estações um espaço de atenção à saúde e qualidade de vida”, diz Juliana Alcides, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da ViaMobilidade.
Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações, em breve a exposição também estará disponível na página oficial da concessionária no Facebook http://facebook.com/ViaMobilidadeSP.
Serviço:
“Tireoide – Coração. Você sabia? Quando a tireoide fala, o coração ouve!”
Estação Adolfo Pinheiro – Linha 5-Lilás: de 5 a 31 de maio