Ribeirão Pires realiza cadastramento obrigatório do SUS
Moradores deverão comparecer, até o final de abril, a uma das unidades da Atenção Básica da cidade – UBSs ou USFs
- Data: 06/03/2020 09:03
- Alterado: 06/03/2020 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando o cadastramento obrigatório e a atualização do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os moradores – crianças, adultos e idosos – deverão comparecer, até o final de abril, a umas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Saúde de Família (USFs) mais próxima de sua casa para a realização do cadastro ou atualização dos dados (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
“O cadastramento é uma determinação do Ministério da Saúde e deve ser realizado por todo cidadão. Com isso, os repasses federais ao município serão mantidos e, dessa forma, a Prefeitura poderá manter os atendimentos em todas as suas unidades”, explicou o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira.
Moradores que não possam comparecer no período a uma unidade para realizar o procedimento poderão ter o cadastro ou atualização cadastral realizada por um parente de primeiro grau ou pessoa responsável.
Para o cadastro será necessário a apresentação do RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e o cartão do SUS, em caso de atualização.
O SUS é o sistema público de saúde brasileiro gerido pelo Governo Federal, que destina recursos aos municípios para a realização de atendimentos aos moradores em diferentes áreas. Por meio das verbas destinadas pelo SUS, são disponibilizados serviços como consultas e exames gratuitos em todo o território nacional brasileiro.