Sede da Fundação das Artes recebe o nome de Milton Andrade
Ato solene no teatro Timochenco Wehbi teve o lançamento da revista institucional ‘Realizações’ e apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem
- Data: 11/04/2019 16:04
- Alterado: 11/04/2019 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
Na última quinta-feira (04/04), o prédio da Fundação das Artes de São Caetano do Sul recebeu a nominação “Edifício Milton Andrade” em ato solene homenageando um dos principais líderes artísticos do Grande ABC. A cerimônia reuniu cerca de 200 pessoas no teatro da casa, o “Timochenco Wehbi”.
O evento marca a abertura das ações comemorativas do aniversário de 51 anos da Fundação das Artes (em 25 de abril), além de celebrar o cinquentenário da transferência da FASCS, a 26 de março de 1969, ao atual prédio da Rua Visconde de Inhaúma, 730.
Estiveram presentes o prefeito José Auricchio Júnior, o secretário municipal de Cultura, João Manoel da Costa Neto, a diretora-geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro, o vereador Tite Campanella, membro do Conselho de Curadores da FASCS e representante do Poder Legislativo na cerimônia, além de familiares e amigos de Milton Andrade.
USINA DE PRODUÇÃO CULTURAL
Segundo o prefeito José Auricchio Júnior, “pelo que o Milton Andrade representa e representou na história da cidade, a homenagem ultrapassa o ato simbólico de nominação da sede da Fundação das Artes. A homenagem é pelo conceito que ele propôs, pela proposta de organizar essa verdadeira usina de produção cultural”.
Na ocasião também foi feito o lançamento da revista institucional ‘Realizações’, focada na modernização dos processos, reforma estrutural e administrativa da FASCS no biênio 2017-2018. A Orquestra Sinfônica Jovem, sob o comando do maestro Geraldo Olivieri, executou o Hino Nacional e brindou os convidados em um ensaio aberto com o Bolero de Ravel.
OLHAR SENSÍVEL
“Milton Andrade foi um homem que fez da vida sua obra de arte”, expôs Ana Paula Demambro. A diretora-geral da FASCS também fez a leitura de uma carta simbólica endereçada ao ex-diretor da casa: hoje este prédio recebe seu nome, um gesto simbólico que evidencia nossa busca por um cotidiano mais artístico e pela existência de um espaço para aqueles que encontram na arte o caminho para um olhar sensível para a vida”.
Milton Andrade esteve na direção da FASCS de 1969 até 1983, período em que a Fundação angariou prestígio e reconhecimento pela excelência de seus inovadores cursos de formação artística. Foi um dos responsáveis pela consolidação da instituição no prédio da Rua Visconde de Inhaúma, 730, onde se dedicou à sua organização e expansão, elevando a escola a centro de excelência na formação e difusão das artes.
“Eu agradeço a todos os que se empenharam para o que está acontecendo aqui hoje, que é muito merecido. Eu acompanhei de perto a luta do Milton, o empenho dele. Ele amava a Fundação. E dizia sempre: ‘A salvação do mundo está na arte’. Foi por isso que batalhou tanto por essa escola. E esse é o recado que deixo aos alunos desta instituição: a salvação do mundo está na arte”, declarou, emocionada, Magaly de Oliveira Andrade, viúva do homenageado.