Governo, Inovação e Política da região ABC acontecem em sala de aula
Projeto inovador de jovem especialista em políticas públicas tem mobilizado candidatos e população para aprender mais sobre política
- Data: 04/02/2020 10:02
- Alterado: 04/02/2020 10:02
- Autor: Redação
- Fonte: Instituto de Governo e Inovação
Governo
Crédito:divulgação
Quem é que ensina política para os políticos? Como que a política nasce e qual seu papel na vida das pessoas? O Instituto Governo e Inovação, idealizado e criado pelo professor e especialista em políticas públicas Gerson Moura, é uma das mais novas ferramentas de geração de conhecimento político da região ABC. Desde 2018, o Instituto tem atuado em parceria com partidos políticos e instituições regionais na formação de pré-candidatos a vereância dos municípios de Santo André, Mauá e Ribeirão Pires, além de convidar a população para fazer parte de um debate que é dela. Afinal, se a política existe para melhorar a vida do cidadão, ele deve ser o protagonista dessa história.
“Quando falamos em governo e em candidatos a vereadores pensamos em coisas distantes uma da outra. Isso porque o governo é visto, muitas vezes, como um tomador de decisões alheio à vida social, e o vereador como mero representante da população. Na prática, isso dificulta muito o ingresso de gente nova na política e quando, por sorte e muito trabalho duro, essas pessoas conseguem alcançar o cargo público se veem em uma situação inesperada, onde não entendem os processos administrativos, a lei orgânica e muitos outros pontos que são essenciais para o trabalho da administração pública”, explica Moura.
A proposta do Instituto Governo e Inovação é acabar com esse ciclo vicioso que só prejudica a qualidade do governo e de seus governantes com cursos completos que transitam pelas diferentes esferas e seus principais setores: Saúde, Educação, Mobilidade, Segurança Pública, entre outros. Para isso, são realizadas diversas aulas com quem realmente entende do assunto: advogados, cientistas políticos, comunicadores e muitos outros profissionais, como Renato Eliseu (cientista político e coordenador do curso na FESPSP), Maurício Correia (mestre em Administração Pública e Governo pela FGV) e Wilson Levy (doutor em Direito Urbanístico e diretor do programa Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE).
Por enquanto, o Instituto já lançou cursos e eventos com o PL, em Ribeirão Pires, o MDB, em Santo André, o PSD, em Mauá e a Faculdade de Mauá (Fama). Mas, outras cidades já estão em planejamento para receber os cursos, incluindo até municípios do interior de São Paulo. “As ações do Instituto de Governo e Inovação acontecem por meio do projeto Escola de Governo – Eu Proponho. É uma verdadeira escola para formar gente interessada na vida pública, não só os candidatos, mas sim todos aqueles que quiserem, de alguma forma, entender o que acontece nas suas cidades, estados e no nosso país”, completa.