Deputada Carla Morando integra comitê Estadual de combate ao coronavírus
Comissão reúne secretário Estadual de Saúde, José Henrique Guermann, ANVISA, Vigilância Sanitária Estadual, Instituto Adolfo Lutz, entre outros
- Data: 31/01/2020 17:01
- Alterado: 31/01/2020 17:01
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Deputada Carla Morando integra comitê Estadual de combate ao coronavírus
Crédito:divulgação
A deputada estadual, Carla Morando (PSDB) integrou, na última quarta-feira (29/01), o comitê Estadual em Combate ao Coronavírus. O encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, com a finalidade de organizar a normatização de ações de prevenção, vigilância e assistência, referentes à infecção humana pelo novo coronavírus.
Sob o comando da secretaria Estadual de Saúde e do secretário José Henrique Germann, o centro de operações emergenciais contará com representantes estaduais, municipais e federais, como o Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória e Divisão de Infecção Hospitalar, entre outros.
Entre as estratégias, serão destinados R$ 200 mil para aquisição de kits diagnósticos para o Instituto Adolfo Lutz. O recurso também destina a compra de insumos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, luvas, óculos e aventais para profissionais de saúde dos hospitais e laboratórios estaduais.
“O coronavírus está se disseminando pelo mundo. Esse plano de contingência foi criado para que todo o Estado atue rapidamente no combate da doença. Os profissionais de saúde foram orientados a conscientizar a população sobre o vírus e a importância do diagnóstico precoce. Estamos lutando contra um inimigo invisível e juntos iremos evitar a disseminação do vírus”, explicou Carla Morando.
O Estado também estabeleceu o fluxo de pacientes suspeitos de contaminação. Os pacientes serão encaminhados para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Os testes são feitos a partir da aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz e os resultados comunicados pelo Instituto Adolfo Lutz ao município de residência do paciente.
PREVENÇÃO EM SÃO BERNARDO – A preocupação com o vírus e o controle da doença também é motivo de monitoramento em São Bernardo. Nesta sexta-feira (31/01), o prefeito Orlando Morando lançou o “Comitê de Combate ao Coronavírus”. Uma comissão foi instituída com profissionais da Secretaria de Saúde e demais secretarias com o objetivo de discutir um plano de ação, forma de prevenção, proteção e controle, diminuindo os riscos para a população.