Fundação Pró-Memória lança edição 59 da Revista Raízes
Nesta edição, a publicação celebra a entrada na terceira década de existência com reformulação gráfica e editorial
- Data: 25/07/2019 14:07
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Caio Bruno
- Fonte: PMSCS
Charly entrega quadro contendo as imagens da capa da primeira edição da revista (julho de 1989) e da mais recente
Crédito:Antonio Reginaldo Canhoni/FPMSCS
Integrando o calendário de festejos dos 142 anos de São Caetano do Sul, a Fundação Pró-Memória realizou na noite da última quarta-feira (24/7) no Teatro Santos Dumont o lançamento do número 59 da Revista Raízes.
“Raízes é um documento essencial para que as novas gerações conheçam e que a sociedade não se esqueça da história, das pessoas, instituições e famílias que ajudaram o nosso município a ser o que é hoje”, disse o vice-prefeito Beto Vidoski representando o prefeito José Auricchio Júnior na atividade.
João Manoel Costa Neto, secretário municipal de Cultura, saudou o lançamento da publicação destacando a intensa programação de eventos da Pró-Memória. “São atividades que, com toda certeza, fortalecem ainda mais a área cultural de São Caetano”, afirmou.
Presidente da FPM, Charly Farid Cury, falou sobre as mudanças e inovações na publicação. “Muitas são as formas de adquirir conhecimento e a informação chega de maneira cada vez mais rápida, e se apresenta cada vez mais enxuta e direta. Em busca de atualização, de estar cada vez mais perto de seu leitor, e, ainda, alcançar novos públicos, entramos em uma nova era do projeto editorial da revista Raízes. Assim vislumbramos nossa continuidade, sempre com a participação da sociedade, seja relatando suas histórias, seja ouvindo e escrevendo as histórias de outros. ”, explicou.
Homenagem
Ex-diretor de comunicação da Prefeitura Municipal de São Caetano e ex-presidente da Fundação Pró-Memória, o primeiro editor de Raízes, Alexsandar Jovanovic, foi homenageado durante a cerimônia com a entrega de um quadro contendo as imagens da capa da primeira edição da revista (julho de 1989) e da mais recente, a 59.
Em seu discurso, Jovanovic, relembrou o início do projeto e das discussões para a realização da publicação. “Sublinho que Raízes surgiu com a coocorrência de três fatos: a revista em si, o projeto editorial de livros sobre a história da cidade e a constituição da Pró-Memória. Essas três ações nasceram com os olhos voltados para a preservação do patrimônio intangível”, lembrou o jornalista pontuando a participação fundamental nos projetos do advogado e professor Oscar Garbelotto, primeiro presidente da FPM e falecido em maio deste ano.
Mudanças
Sem perder a essência e os propósitos de divulgar e incentivar as pesquisas referentes à história do município, e de reconhecer e valorizar o patrimônio cultural do município, Raízes apresenta um conceito visual totalmente novo. Fontes, cores e elementos foram renovados, com o objetivo de traduzir uma proposta mais dinâmica, leve e ilustrada. Algumas alterações editoriais foram contempladas neste novo projeto, inovações que emprestam à publicação um formato mais atual
A distribuição é gratuita na sede da Fundação Pró-Memória (Av. Dr. Augusto de Toledo, nº 255 – Bairro Santa Paula), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone 4223-4780 ou pelo e-mail [email protected].