FSS de Diadema forma 90 alunos nas áreas de Beleza e Moda
A cerimônia para entrega de certificados foi realizada no Anfiteatro do Paço
- Data: 18/04/2019 10:04
- Alterado: 18/04/2019 10:04
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: Heloisa Vieira /PMD
Crédito:Thiago Benedetti
Ainda criança, Ana Maria Ferreira de Figueiredo costurava vestidos para suas bonecas e descobriu ali uma paixão que carrega até hoje. “Sempre gostei de costurar, mas só sabia o básico mesmo. No curso aprendi técnicas para melhorar e agora consigo fazer uma peça desde o corte do tecido até os acabamentos”, destaca a aluna do curso de Corte e Costura oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade.
O vestido longo que Ana Maria usou na tarde desta quarta-feira, 17/04, no Anfiteatro do Paço foi feito por ela mesma especialmente para a etapa final do curso: a entrega dos certificados. “Quando a gente consegue fazer algo que não sabia e passou a vida inteira tentando é maravilhoso. Um orgulho mesmo, fiquei muito feliz”, continuou.
Com objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento técnico e práticas do dia a dia profissional, foram oferecidos também os cursos de Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas, Maquiagem, Manicure e Pedicure gratuitamente, totalizando assim, 80 horas.
Durante a cerimônia, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Caroline Rocha, falou sobre a ação social que as alunas do curso de Assistente de Cabeleireiro realizaram na Obra Social São Francisco Xavier, que tem por finalidade ajudar crianças. “Essa vivência foi bem interessante. Os alunos relataram que ficaram bastante emocionados. Fazer essa troca e trabalhar a solidariedade é um dos objetivos do Fundo Social”, disse Caroline Rocha.
“Foi uma experiência única na minha vida. Nunca tinha vivido nada parecido. Isso despertou em mim uma vontade de continuar ajudando o próximo com o conhecimento que adquiri no curso”, contou Gabriela Pereira.
Além disso, os cursos também são uma opção para quem está buscando recolocação no mercado de trabalho. Esse é o caso da aluna Walkiria Caetano de Souza, também do curso de Assistente de Cabeleireiro, que precisava de algo que lhe desse flexibilidade o suficiente para trabalhar em casa e cuidar da filha deficiente.
“Foi uma correria, principalmente por conta da minha filha. A luta foi grande, mas estar aqui hoje, recebendo o certificado, é a prova que venci. Recebi muito apoio da professora Nelza e dos meus colegas de turma. Desde o início me senti muito acolhida”, pontua Walkiria Caetano de Souza.
Em breve, novas turmas serão abertas. Para manter as ações, o FSS realiza bazares e ações beneficentes e toda a renda é revertida para cursos e projetos sociais.
Os cursos foram ministrados pelas professoras Marta Carvalho dos Santos, do curso de Depilação e Design de Sobrancelhas; Elisangela Nascimento do curso de Manicure e Pedicure; Melina Cândido Fernandes, do curso de Maquiagem; Neuza Vieira S. Souza, do curso de Assistente de Cabeleireiro; Maria de Lourdes Fernandes e Olga Regina Schinaider, do curso de Corte e Costura.
Realizações
Em 2018, o FSS realizou cerca de 30 turmas e formou mais de 400 moradores para o mercado de trabalho em cursos como Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelha, Manicure e Pedicure, Padaria Artesanal. Além disso, 28 profissionais do Programa Frente de Trabalho – que trabalham nos programas de melhorias na cidade, como Mãos à Obra e Nossa Escada, Seu Acesso – participaram dos cursos da Construção Civil (Pedreiro e Assentador de Pisos e Azulejos). Também foram inaugurados cinco novos polos da Escola de Moda.
O Fundo Social realizou cinco bazares no último ano, o Arraial da Gente – festa junina que já é tradicional na cidade, curso de Práticas de Meditação para 50 profissionais da Saúde e o Natal Iluminado que reúne diversas atrações culturais na Praça Lauro Michels e conta com a participação de entidades assistenciais na venda de comida e bebida.
Serviço:
Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema
Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce
Tel.: 4092-5340