Fundação Florestan Fernandes produz vídeos de apoio psicológico para os alunos
Durante a pandemia, gravações de psicólogas da instituição auxiliam estudantes a superar fase de isolamento
- Data: 24/07/2020 15:07
- Alterado: 24/07/2020 15:07
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Thiago Benedetti
Como forma de prestar apoio aos alunos durante a pandemia de Covid-19, a Fundação Florestan Fernandes, mantida pela Prefeitura de Diadema, tem produzido vídeos de apoio psicológico para os estudantes. Com as aulas suspensas, a iniciativa busca ajudá-los a superar a difícil fase de isolamento provocada pela doença, que oficialmente já vitimou cerca de 85 mil brasileiros.
Por meio de um formulário online, toda semana os próprios estudantes decidem um tema a ser desenvolvido pelas psicólogas da instituição. O assunto mais votado é então tratado em vídeo pelas profissionais e encaminhado a eles. Como a gravação é compartilhada em um aplicativo de mensagens, os alunos também podem se manifestar a respeito do material produzido, contribuindo para a discussão.
Além de propiciar reflexões sobre o momento atual, os vídeos buscam fortalecer a estrutura psicológica dos estudantes e dar dicas sobre como superar a fase atual. Já foram gravados vídeos sobre os temas “ansiedade”, “sobrevivendo aos desafios da quarentena”, “vida pós-pandemia” e “motivação”.
Entre os diversos pontos levantados nos vídeos pelas psicólogas, Andreia Ribeiro Palma sugeriu aos alunos buscar atividades que propiciem bem-estar, como ler, meditar, cozinhar, cuidar da casa e das plantas ou desenvolver habilidades manuais. Leocádia Miranda ressaltou que devemos procurar ser úteis para as pessoas próximas, gerando uma sensação de bem-estar. Uma das recomendações de Marinalva do Amaral foi reunir internamente forças psíquicas para se automotivar e encontrar novos objetivos.
No caso dos alunos, entre os comentários feitos, um jovem do PAP (Programa de Aprendizagem Profissional) disse que um dos vídeos o levou a refletir que precisamos cuidar uns dos outros. Para outro estudante do mesmo curso, escutar as recomendações o ajudou a ter força de vontade. “Esse vídeo ajudou muito. Sempre que eu tinha um problema eu não buscava soluções.”