NOTA OFICIAL 2 – CORONAVÍRUS – Prefeitura de Diadema

ATUALIZAÇÃO 17:00 hs

  • Data: 19/03/2020 11:03
  • Alterado: 19/03/2020 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
NOTA OFICIAL 2 – CORONAVÍRUS – Prefeitura de Diadema

Crédito:

Você está em:

A Assessoria de Imprensa informa que, até o momento, Diadema não confirmou nenhum caso de Covid-19. De acordo com o Boletim Epidemiológico COVID-19 de Diadema, divulgado nesta quinta-feira (19/3), há 72 casos suspeitos notificados em moradores de Diadema. Desses, 66 estão em andamento e seis foram descartados/excluídos.

Dos 72 casos suspeitos em andamento, 64 estão em isolamento domiciliar e dois em isolamento hospitalar para cuidados médicos. Essa conduta visa resguardar a saúde dos pacientes e evitar uma possível transmissão da doença.

Atendimentos de saúde

Para concentrar esforços no atendimento dos sintomáticos respiratórios e demais casos agudos, as Unidades de Saúde terão alterações na rotina de atendimento ao público. Estão suspensos temporariamente consultas e exames de rotina nas UBSs e Quarteirão da Saúde, atendimentos de rotina em Saúde Bucal e coletas laboratoriais de rotina.

Permanecem sem alteração: atendimentos nas unidades 24 horas dos sintomáticos respiratórios de maior gravidade, com sintomas prolongados, como febre alta, falta de ar e tosse; atendimentos nas UBS dos sintomáticos respiratórios de menor gravidade (gripes e resfriados); consultas agendadas de pré-natal e de bebês com até seis meses de idade, nas UBS; vacinação de rotina; coletas laboratoriais de urgência; e avaliações de prescrição medicamentosa (“trocas de receita”) para os portadores de doenças crônicas (hipertensos, diabéticos, asmáticos, saúde mental e outros), nas UBS e Quarteirão da Saúde.

Pediatria

Os leitos da pediatria do Hospital Municipal estão sendo transferidos, em igual quantidade e com sua equipe assistencial completa (médicos, enfermeiros, técnicos, etc.), para o Pronto Socorro Central, como medida para garantia da biossegurança de crianças e para a criação, no Hospital Municipal, de uma enfermaria dedicada aos pacientes internados com suspeita/confirmação de COVID-19.

Decretos

O prefeito de Diadema assinou ontem (18/3) o Decreto Municipal nº 7.709, que institui situação de emergência para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus, de importância internacional. Com essa nova definição, o município passa a adotar medidas mais rígidas para evitar aglomeração e minimizar os riscos de transmissão da COVID-19.

e acordo com o decreto, poderão ser requisitados bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, mediante indenização posterior; a Administração avaliará possibilidade de suspensão, redução e alteração dos serviços, além de restrições temporárias; e ficará vedada, durante o período de emergência, realização de provas de concurso. Também fica recomendado o fechamento imediato de cinemas, casas noturnas, bibliotecas, teatros e centros culturais particulares e qualquer evento que possa estimular a aglomeração de pessoas.

Além disso, o Decreto Municipal nº 7.708, de 18 de março de 2020, prevê que os servidores municipais, exceto aqueles lotados nas áreas da Saúde e Defesa Social, passem a realizar o teletrabalho e permanecer à disposição da municipalidade, durante a jornada de trabalho.

Transporte

O transporte público municipal será suspenso de forma gradativa até o próximo sábado (28/3) e total a partir de 29 de março, conforme decisão conjunta com os sete municípios da região. Até dia 28, haverá redução de 25% nas viagens em todas as linhas.

A Administração está levantando a quantidade de funcionários dos serviços essenciais e pacientes que necessitam de transporte coletivo para tomar novas medidas.

Cara Limpa

A partir do dia 30/3, o Programa Cara Limpa estará suspenso por tempo indeterminado devido ao enfrentamento do COVID-19. O Departamento de Limpeza Urbana conta com a colaboração dos moradores para que não coloquem resíduos nas ruas. 

Compartilhar:

  • Data: 19/03/2020 11:03
  • Alterado:19/03/2020 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados