O Seu Negócio Pronto pra Black Friday: como fidelizar os clientes

Último dia de evento online realizado pela Cielo e o Sebrae-SP oferece dicas para os empreendedores manterem os compradores após essa data

  • Data: 13/11/2020 11:11
  • Alterado: 13/11/2020 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sebrae-SP
O Seu Negócio Pronto pra Black Friday: como fidelizar os clientes

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O último dia do evento online ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’, realizado pelo Sebrae-SP e a Cielo, começou com a fala de Hynde Fonseca Neto, diretor comercial de franquias e negócios da Cielo, que deu um resumo do assunto que seria abordado. “A Black Friday é uma oportunidade de ouro para as empresas de todos os tamanhos. Ontem foi um dia para falar sobre a venda e hoje a ideia de falarmos sobre o relacionamento com os clientes após a venda, porque não adianta apenas vender”, informou.

Em seguida, foi a fala de Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP, agradeceu aos espectadores que acompanharam. “O evento ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’ foi preparado para que os empreendedores tenham uma grande oportunidade de vender mais mesmo com esses grandes desafios”, disse Hussni.

Técnicas de fidelização

O primeiro painel foi com Juliana Segallio e Fabrício Andrade, consultores do Sebrae-SP, que abordaram algumas formas de manter um bom relacionamento com os compradores. Juliana explicou que para manter o contato com o cliente é preciso encontrar os canais adequados para isso. “Alguns empreendedores falam para nós que querem que os clientes entrem em contato por telefone, mas esse é um canal que a empresa quer. É preciso descobrir qual o canal mais adequado que aquele comprador quer falar com você. E a segunda coisa é definir os prazos. Dependendo do tipo de empresa, o dono precisa estabelecer qual o momento ideal, após a compra, para entrar em contato com o cliente”, explicou ela. Fabricio trouxe que um dos desafios para fidelizar é ter ideias mais exclusivas para esse público. “O desafio é, além de se comunicar, criar produtos exclusivos para um nicho de mercado. Isso pode ser feito quando o empreendedor analisa o histórico e observa para quem ele vende mais e para quem vende menos”, disse o consultor.

Encantando os clientes

A segunda apresentação foi comandada por Rafael Somera, cofundador da Solutudo, que trouxe o tema de encantar os compradores no processo de venda. Para Rafael, algumas mudanças moldaram o perfil atual de clientes. “Hoje em dia temos tudo de maneira mais fácil e com mais opções de compra do que tínhamos antes. Além disso, tudo está mais rápido, eu mando mensagem agora e tenho a resposta agora também”, analisou ele. Somera também deixou a dica para que os empreendedores prestem um pouco de atenção aos pedidos dos clientes, pois em algum momento isso pode se tornar uma norma do mercado. “Tudo que as pessoas pedirem que possam parecer que é um cliente folgado, anote. Assim, os empreendedores podem pensar em agregar isso no negócio e como cobrar por isso. Foi assim que nasceu os chamados ‘maridos de aluguel’, eles vão na casa da pessoa, pregam um prego com o martelo do cliente e ainda recebem para fazer essa tarefa”, exemplifica ele.

Ajuda materna

Em seguida foi a vez da consultora do Sebrae-SP, Cássia Godinho, que apresentou o tema ’10 conselhos de mãe para pequenas empresas. Uma das dicas passadas por Cássia foi para os empresários encontrarem um diferencial. “Você não é todo mundo, quando era criança eu não tinha noção da grandiosidade dessa sabedoria. O empreendedor cresce, mas continua copiando o coleguinha, que no caso é o concorrente. O que um vende, o outro vende, a promoção que um faz e o outro também faz. E na visão do cliente será tudo a mesma coisa”, aconselhou ela. A consultora também traçou um paralelo com o tão conhecido pedido das mães para que os filhos levem o guarda-chuva. “Sua mãe não tem nenhuma propriedade mística, ela só sabe observar e tem a experiência do passado. No mundo do empreendedorismo, essa dica se traduz para tenha um estoque de segurança. Se o dono do negócio não tiver isso, ele corre dois riscos, que é ter uma dor de cabeça e perder uma venda”, explica ela.

Lidando com a crise

Logo após foi a fala de Eduardo Lyra, CEO da Gerando Falcões, que compartilhou sua jornada como empreendedor. Ao falar sobre crises, Eduardo explicou que o pior de um momento como esse é a forma que a saúde mental dos empresários é afetada. “O pior de uma crise não é o que ela leva de material, mas sim a forma que ela mexe com o espírito do empreendedor. Esse momento faz com que os leões se tornem gatos. O objetivo desse papo é mostrar que essa Black Friday só será poderosa se os donos de negócio se levantarem”, citou. Lyra também reiterou que os empreendedores precisam continuar tentando. “Empresário é a pessoa que fareja e cava para ver se tem petróleo, se não tiver, vai para o próximo lugar. A internet é muito sobre isso, testes e tentativas”, disse.

A palestra que finalizou esse último dia de ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’ foi de Ricardo Dias, empreendedor e ex-CMO da Ambev, que falou sobre a necessidade de os empresários estarem atentos ao que pode afetar o sucesso nos negócios. “A pergunta que eu gosto de fazer é qual é o seu leão? Isso quer dizer aquela coisa que o empresário não está prestando a atenção e pode acabar com o negócio dele”, explica.

Clique no link e acesse todos os conteúdos do evento ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’:

Assista ao quarto e último dia de ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’

https://youtu.be/FQ6XwivtttI

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  • Data: 13/11/2020 11:11
  • Alterado:13/11/2020 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sebrae-SP









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