Programação do Museu do Futebol para a 19ª Semana Nacional de Museus

No dia 20 de maio está programado um debate aberto sobre a causa antirracista no Museu; já nos dias 18 e 22, os educadores promovem a oficina lúdica "Museu de Mim"

  • Data: 14/05/2021 10:05
  • Alterado: 14/05/2021 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu do Futebol
Programação do Museu do Futebol para a 19ª Semana Nacional de Museus

Crédito:

Você está em:

Organizada no mundo todo pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a 19ª Semana Nacional dos Museus será realizada de 17 a 23 de maio com a temática O futuro dos museus: recuperar e imaginar. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol integra a programação com três atividades: um debate e duas oficinas.

No dia 20 de maio, às 17h, o Museu realiza o bate-papo “Reimaginando o futuro: a causa antirracista no Museu do Futebol”. Em anos recentes, a instituição tem se colocado ao lado da luta contra o racismo, contribuindo para um futuro antirracista a partir de um conjunto de ações elaboradas pelo seu Centro de Referência, Núcleo de Programação Cultural e Exposições e pelo Núcleo Educativo. Dentre as ações, o destaque é a próxima exposição temporária prevista para inaugurar em junho e que tem como protagonista o goleiro Moacyr Barbosa, cuja carreira brilhante ficou marcada pela derrota na Copa do Mundo de 1950 e escancarou como opera o racismo na sociedade brasileira. Para discutir esse processo, a coordenadora do CRFB, Diana Mendes, conversa com a professora Lígia Ferreira, do Departamento de Letras da Unifesp.

A transmissão do debate será gratuita pelo Facebook e YouTube do Museu e não é necessário fazer inscrição prévia.

Já nos dias 18 de maio, às 10h, e 22, às 15h, é a vez do Núcleo Educativo realizar a oficina Museu de Mim, atividade lúdica e poética que tem como foco a identidade e a memória afetiva. Utilizando palavras e conceitos do universo dos museus, como museologia, curador, acervo e expografia, a ideia é criar com os participantes uma coleção que conte a trajetória de cada um, seja através de narrativas, imagens ou objetos. Uma reflexão sobre elementos que marcaram ou ainda marcam sua vida e que poderiam estar expostos em um museu para contar sua história.

Para essa atividade, há limite de público de 30 pessoas por evento e é necessária inscrição prévia pelo formulário: https://forms.gle/LwGKUQRpZiHcovfdA. O link do encontro será enviado aos inscritos.

Compartilhar:

  • Data: 14/05/2021 10:05
  • Alterado:14/05/2021 10:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Museu do Futebol









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados