Fórum Paulista de Mobilidade Urbana recebe secretários estaduais
Evento foi realizado de forma virtual e discutiu desafios do transporte público diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
- Data: 04/06/2020 16:06
- Alterado: 04/06/2020 16:06
- Autor: Rodolfo Albiero
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Abertura do Fórum Paulista de Mobilidade Urbana
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
As ações do Governo do Estado para requalificar e reorganizar o transporte público coletivo em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) marcaram, nesta quarta-feira (3/6), o primeiro dia da 74ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento, realizado por meio de videoconferência, tem como anfitrião o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e reuniu aproximadamente 120 participantes em seu primeiro encontro.
As ações realizadas pelo Governo do Estado foram detalhadas pelos secretários estaduais de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Para João Octaviano, o Plano São Paulo, que trata da reabertura gradual da economia, também passa pelo planejamento e reestruturação por parte do Estado do transporte coletivo, com o objetivo de superar os atuais gargalos do sistema.
“Temos problemas que precisam ser resolvidos hoje, ajudando os prefeitos com os protocolos de abertura e apresentando projetos para melhorar São Paulo. A secretaria está sempre dialogando para criar condições para reabertura”, afirmou o secretário de Transportes e Logística.
Por sua vez, Baldy ressaltou a necessidade de iniciativas como o escalonamento dos horários de atividades e alternância de turnos para estender o horário de pico no transporte público. Como desafio, apontou a questão das frotas municipais de transporte público, incluindo a subsistência dos operadores privados diante da redução do volume de passageiros, assim como a adoção de protocolos de higienização e fiscalização.
“Nosso maior objetivo é preservar e priorizar a saúde das pessoas por meio de protocolos baseados em experiências bem sucedidas realizadas no mundo e no Brasil”, explicou o secretário de Transportes Metropolitanos.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito do Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, destacou a importância do debate sobre mobilidade urbana em meio à pandemia da Covid-19.
“É uma satisfação para o Consórcio promover a primeira edição do Fórum Paulista realizada por meio da internet, marcando mais uma vez o caráter de protagonismo presente nos 30 anos da nossa entidade. A Covid-19 significa um tempo de mudança nos nossos hábitos, por isso é fundamental discutirmos seus impactos na mobilidade urbana”, pontou Maranhão.
O secretário-executivo do Consórcio Grande ABC, Edgard Brandão, ressaltou que o Fórum Paulista prossegue, mas o debate sobre a requalificação e reorganização do transporte coletivo é permanente. “Precisamos continuar discutindo por conta dos novos problemas”, afirmou Brandão.
A programação da 74ª Reunião do Fórum Paulista prossegue nesta quinta-feira (4/6), a partir das 10h. O evento é organizado pela Coordenação Executiva do Fórum Paulista e pela Secretaria Executiva pela Mobilidade Urbana Eventos. Jornalistas podem acompanhar o debate como ouvintes.