Podcast sobre o cinema documentário brasileiro contemporâneo estreia no Itaú Cultural
Com um episódio por semana, programa Versões do Tempo abre espaço para diálogo sobre esse gênero cinematográfico em seus vários aspectos
- Data: 09/03/2021 19:03
- Alterado: 09/03/2021 19:03
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:Divulgação
No dia 12 de março, a partir das 9h, o Itaú Cultural estreia em seu site www.itaucultural.org.br o podcast Versões do Tempo, um programa semanal que se debruça sobre algumas das histórias possíveis em torno do documentário brasileiro contemporâneo. Apresentado pelo curador, roteirista e diretor de cinema, Ewerton Belico, o projeto debate sobre este gênero cinematográfico e suas questões éticas e técnicas – da escolha de temas ao processo de criação.
Com Jogo de Cena, uma referência ao filme do cineasta de Eduardo Coutinho, o primeiro episódio conta com as participações de Ilana Feldman, pesquisadora, crítica de cinema e autora da tese de doutorado Jogos de Cena – ensaios sobre o documentário brasileiro contemporâneo, e de Carlos Mattos, pesquisador, crítico de cinema e co-curador da Ocupação Eduardo Coutinho realizada no Itaú Cultural, em 2019, e autor do livro Sete Faces de Eduardo Coutinho, co-editado pela instituição e pela editora Boitempo, em parceria com o Instituto Moreira Salles.
“Fico muito honrada em poder discutir um filme que considero solar, no qual habita uma constelação de outros objetos fílmicos, iluminando não apenas o passado do documentário brasileiro, como abrindo caminhos, até então, suspeitos para o desenvolvimento do seu próprio futuro”, diz Feldman.
Na opinião de Mattos, as histórias que se ouviam nos filmes do Coutinho eram propriedade das pessoas que estavam contando, não importa se elas estavam falando a verdade ou não. “Acho Coutinho o documentarista mais ficcional que talvez a gente tenha na história do cinema brasileiro, porque ele tem um desejo de ficção, um desejo de cena que vem desde o início da sua carreira”, conta.
Para acompanhar os conteúdos exclusivos apresentados na Ocupação Eduardo Coutinho, realizada em 2019, acesse o link: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/eduardo-coutinho/
A história do cineasta paulista também pode ser acompanhada no site da Enciclopédia Itaú Cultural, em https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa204013/eduardo-coutinho
Próximos episódios
Na próxima sexta-feira, 19 de março, mesmo horário, fica disponível o segundo episódio do podcast Versões do Tempo com o tema Retratos. Sempre apresentado por Belico, dessa vez os convidados do programa são a produtora e cineasta, Beth Formaggini, e o professor e também diretor de filmes, Cristiano Burlan. Na semana seguinte, o tema Outros sons, outros falares ditam o terceiro programa do podcast, que recebe o documentarista e sonorista, Felippe Mussel, responsável pelo som do filme A Febre, lançado recentemente pela Netflix. Outro convidado do programa, Gilmar Galache é o diretor responsável pelo filme Pirakuá – Os Guardiões do Rio Ápa.
SERVIÇO:
Podcast Versões do Tempo
EP 1 | Tema: Jogo de Cena
Dia 12 de março (sexta-feira), a partir das 9h
Classificação indicativa: livre
Duração: 43 minutos
No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br