Sesc Santo André e São Caetano lançam vídeos do projeto Trilhas Sonoras do ABC

Artistas da região contam e cantam sua trajetória musical

  • Data: 07/10/2020 09:10
  • Alterado: 07/10/2020 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc
Sesc Santo André e São Caetano lançam vídeos do projeto Trilhas Sonoras do ABC

Anette Camargo

Crédito:divulgação (arquivo pessoal)

Você está em:

Os Sescs Santo André e São Caetano realizaram uma curadoria compartilhada para a produção de pequenas peças de vídeo, em que os artistas da região selecionados foram convidados a apresentarem suas obras compostas a partir de algum estímulo afetivo territorial: uma rua de São Caetano, um amor platônico entre as estações Celso Daniel e Prefeito Saladino, a vida nas vielas de nossas comunidades. A estreia do projeto foi com o cantor e compositor Rodrigo Régis, no dia 08 de outubro. Também passaram por lá Grazzi Brasil, Iran Lucas e Jara Arrais. A primeira exibição acontece, quinzenalmente, na quinta-feira, às 20h, e todos os episódios exibidos permanecem disponíveis nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano.

TRILHAS SONORAS DO ABC

A ação tem o intuito de contribuir para a ativação das redes locais de músicos e produtores da região do Grande ABC. Considerando o poder da música para ativar recordações, o projeto suscita a ressignificação dos espaços interditados para a visitação nesse momento de isolamento social, despertando as lembranças afetivas do público por meio dessa cartografia sonora formada pelas canções apresentadas.

O projeto tem a apresentação de Marcelo Mendez, jornalista e escritor andreense, autor dos livros Contos de Várzea (2015) e O Baile dos Corações em Fúria (2018), pela editora Córrego.

03/12 – BA KIMBUTA

Ba Kimbuta é MC e ativista do movimento negro que atua nas periferias da região e da Grande São Paulo. Iniciou a trajetória no rap em 1996, com a criação do grupo UAFRO e teve participação fundamental na criação do movimento hip-hop andreense. Ainda nos anos 1990, fundou a Associação Negroatividades e promoveu debates e reflexões com o objetivo de construir perspectivas de vitórias para a luta de classes, de gênero e racial. Foi com a Negroatividades também que Ba Kimbuta produziu o evento Grito da Periferia, que se tornou um documentário exibido pela TV Cultura, em 1999. A música, inseparável da militância, é sua ferramenta principal na busca por um mundo melhor. 

Ba Kimbuta chega no quinto episódio do projeto Trilhas Sonoras trazendo o som do álbum Não Sucum-Ba. Suas rimas e trajetória se misturam com a  história do movimento negro e a poesia urbana que emana das periferias.

17/12 – ANETTE CAMARGO

Moradora de São Bernardo do Campo, a cantora e pianista Anette Camargo apresenta, junto ao baixista Líbero Dietrich, repertório que remete à sua memória afetiva relacionada à região do ABC, principalmente à Vila de Paranapiacaba.

Desde que ganhou um pianinho de brinquedo, aos cinco anos de idade, Anette não largou mais a música. O interesse pelos sons foi crescendo e os pais a matricularam, ainda bem jovem, em cursos de piano e teoria musical. Na vida acadêmica também escolheu seguir pela mesma trajetória. Estudou piano erudito na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e piano popular na escola Livre de Música, em São Paulo.

Atualmente, nas apresentações que faz, seja em teatros ou casas noturnas, Anette passeia com desenvoltura por estilos que vão do samba ao jazz, passando, claro, pela bossa nova e MPB. É esse repertório primoroso e variado que a cantora apresenta no último episódio do ano do Projeto Trilhas Sonoras do ABC.

Serviço

Trilhas Sonoras do ABC

Ba Kimbuta

Dia 03/12, quinta-feira, às 20h

Anette Camargo

Dia 17/12, quinta-feira, às 20h

Episódios disponíveis nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano

Compartilhar:

  • Data: 07/10/2020 09:10
  • Alterado:07/10/2020 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados