Auxílio Emergencial: asilos podem se cadastrar para receber benefício
Formulário de cadastramento deve ser preenchido até este sábado (03). Além disso, verba poderá ser utilizada em diversas frentes
- Data: 03/10/2020 10:10
- Alterado: 03/10/2020 10:10
- Autor: Izabel Rufino
- Fonte: Partido Verde
R$ 160 milhões serão destinados para ILPIs
Crédito:ANPR
Como forma de apoiar financeiramente nas ações de prevenção e promoção à saúde durante a pandemia, existe o Auxílio Emergencial para instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), ou seja, os asilos. O recurso para esses espaços foi criado após sanção de um projeto de lei, este de autoria da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR).
Com a medida, ficou estabelecido a destinação de R$ 160 milhões para as ILPIs. Importante dizer, ainda, que o projeto virou Lei, a de número 14.018/2020. Então, parte da verba vem do descontingenciamento do Fundo Nacional da Pessoa Idosa.
No último dia 1º foi comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, dessa forma o assunto sobre o Auxílio Emergencial tomou mais força, inclusive, fatores sobre a data de término do cadastramento, que é neste sábado (03). Para fazer o cadastro, basta acessar este formulário.
Ademais, o recuso pode ser utilizado para diversas frentes, por exemplo:
– Compra de equipamentos médicos e hospitalares;
– Compra de colchões, cobertas, travesseiros e lençóis;
– Compra de alimentos para melhorar a imunidade dos idosos;
– Compra de materiais para limpeza, máscaras e EPIs;
– Compra de materiais para higiene e fralda geriátrica.
Fora todos os itens citados anteriormente, o Auxílio Emergencial também pode ser utilizado para adequação de espaço, usando material sem ter laudo de construção. Porém, o valor não pode ser utilizado para pagar pessoal ou reformas que necessitem de laudo de construção.