Cinema: Sesc Santo André convida a cineasta Anna Muylaert para oficina online

Diretora dos filmes “Que Horas Ela Volta?”, “Durval Discos” e “Mãe Só Há Uma” fala sobre cinema, analisa e revela aspectos técnicos de seus filmes

  • Data: 09/07/2021 20:07
  • Alterado: 09/07/2021 20:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André
Cinema: Sesc Santo André convida a cineasta Anna Muylaert para oficina online

Crédito:Divulgação / AlineArruda / Casé Assessoria

Você está em:

O cinema vai muito além daquilo que é exibido nas telas, os mínimos detalhes, tanto artísticos quanto técnicos, fazem toda a diferença na construção da história. Pensando nisso, o projeto Anatomia de Uma Cena convida cineastas e diretores para falar sobre questões de luz, som, cenário, enquadramento e direção a partir de cenas selecionadas de seus filmes. A convidada de julho é a premiada cineasta Anna Muylaert, diretora dos filmes “Durval Discos”, “Que horas ela volta?” e “Mãe só há uma”. Os três vídeos serão exibidos, um por semana, sempre às terças-feiras. O primeiro episódio vai ao ar no dia 13 de julho, às 18h, no canal do Sesc Santo André no YouTube.

Anatomia De Uma Cena

Que pessoa apaixonada por cinema nunca se pegou perguntando como teria sido feita determinada cena de seu filme favorito? O projeto Anatomia de Uma Cena convida diretores de filmes brasileiros a “dissecar” algumas delas, em oficinas virtuais com a apresentação e análise de detalhes técnicos e outras peculiaridades. O objetivo é saciar a curisosidade dos cinéfilos e revelar como e porque alguns filmes se tornam verdadeiras obras de arte e grandes sucessos de bilheteria.

As oficinas anteriores contaram com o diretor Daniel Ribeiro, que trouxe curiosidades do seu longa-metragem “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, e Marcelo Gomes, abordando aspectos técnicos dos filmes “Joaquim”, “Era Uma vez Eu, Verônica” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”. Os episódios podem ser conferidos na playlist Cinema e Vídeo no canal do Sesc Santo André no Youtube.

A Diretora

Anna Muylaert (São Paulo, 1964) é formada em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (USP). No início de sua carreira, realizou diversos curtas-metragens, além de publicar críticas de cinema em jornais e revistas. Trabalhou com a criação e roteiro de programas da TV Cultura, como Castelo Rá-Tim-Bum (1994-1997) e Mundo da Lua (1991-1992). Em 2002, dirigiu seu primeiro longa-metragem, “Durval Discos”, premiado em diversos festivais nacionais. Dirigiu ainda, “É Proibido Fumar”(2009), “Chamada a Cobrar” (2012), “Mãe Só Há Uma” (2016), “Alvorada” (2021). O destaque de sua filmografia é o longa “Que Horas Ela Volta?”(2015,) que recebeu trinta indicações e vinte prêmios ao redor do mundo, incluindo o Festival de Berlim e o Festival de Sundance de 2015.

SINOPSE DOS FILMES

Durval Discos (2002)

Durval tem uma loja de LPs na frente da casa da sua mãe e os dois vivem uma relação simbiótica até a chegada da menina Kiki, que subverte toda a lógica da relação dos dois.

Que Horas Ela Volta? (2015)

Val é uma empregada exemplar, trabalhando há uma década na casa de dona Barbara, onde criou seu filho Fabinho. Após ficar 10 anos sem ver sua filha Jessica, Val a recebe no seu quartinho dos fundos a visita da filha em São Paulo, para que ela faça o vestibular. Mas a convivência da dona dentro da casa vai subverter todas as relações de poder ali existentes.

Mãe Só Há Uma (2016)

Pierre é um menino não-binário que mora com sua mãe Aracy e sua irmã. Ao descobrir que foi roubado na maternidade, é obrigado a voltar para sua família biológica, enquanto Aracy vai presa.  Ele se sente muito mal na nova família e decide revelar sua verdade identidade.

Compartilhar:

  • Data: 09/07/2021 08:07
  • Alterado:09/07/2021 20:07
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados