São Roque/SP ganha exposição interativa “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas”
Por meio de app, público poderá participar do jogo interativo “Caça à Alice” e ganhar recompensa ao completar as fases
- Data: 28/04/2021 15:04
- Alterado: 28/04/2021 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Casa do Bom Conteúdo
Crédito:Divulgação
Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque (SP) a partir de 30 de abril. Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar o olhar diferenciado do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865. As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas nas edições brasileiras do livro de 1970 e na comemorativa, lançada em 2005, ambas publicadas pela Companhia Editora Nacional. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.
A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança dos espectadores relacionada aos protocolos sanitários e evitar o contágio com a Covid-19. Para tanto, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes de São Roque – cidade localizada a aproximadamente 70km da capital paulista e terra natal do artista. Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais precisarão solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.
No app, os usuários encontrarão informações sobre a exposição, conhecerão um resumo da história de Darcy Penteado, terão acesso aos locais em que as obras estão disponibilizadas e ainda podem participar de um jogo interativo. Para isso, é necessário se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado em cada local. Será um código para cada ponto (12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.
Esquina (jornal com temática homossexual que vigorou de 1978 a 1981), pioneiro e militante do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Viveu sete anos na Europa, expondo e retratando personalidades das artes e do cinema, como Audrey Hepburn (a “bonequinha de luxo”). Participou de diversas bienais nacionais e internacionais, realizou inúmeras mostras individuais no Brasil e no exterior. Seus quadros fazem parte de acervos distribuídos por todo o mundo, como a colagem “Eu”, exposta na galeria principal do Masp, em São Paulo (SP).
Seus principais prêmios foram: cartaz para a II Bienal de São Paulo; Saci; Bienal de Teatro; Disco de Ouro e Jabuti (Melhor Capa de Long-play e Melhor Ilustrador, respectivamente).
Darcy Penteado dedicou mais de 40 anos à arte em suas múltiplas facetas. O artista doou em testamento parte de sua obra para sua cidade natal, onde se encontra o acervo mantido e administrado pela Prefeitura Municipal por meio da Divisão de Cultura.