Sábado (06/11) terá mais um Dia D de vacinação contra a covid-19 em Diadema

10 UBS estarão abertas para aplicar primeira, segunda e terceiras doses do imunizante contra a doença

  • Data: 03/11/2021 16:11
  • Alterado: 03/11/2021 16:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Sábado (06/11) terá mais um Dia D de vacinação contra a covid-19 em Diadema

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

A Prefeitura de Diadema realiza no próximo sábado, dia 6 de novembro, mais um Dia D de vacinação contra a covid-19 na cidade. Neste dia, das 8h30 às 16h, 10 das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estarão abertas para a campanha. São elas: ABC, Canhema, Centro, Conceição, Eldorado, Inamar, Paineiras, Piraporinha, Promissão e Serraria.

O foco será na aplicação da segunda dose (D2), para aumentar a cobertura vacinal e reduzir o número de faltosos. Mas as UBS também irão aplicar primeira dose e dose adicional para os públicos elegíveis.

Segundo o nosso monitoramento, temos cerca de 47 mil residentes que estão com algum tipo de atraso na aplicação da segunda dose. Isso nos preocupa já que pode comprometer a efetividade da vacinação e todo o esforço que temos feito para avançar com a campanha de imunização contra a covid-19 no município. A proteção adequada contra a doença só se dá com o esquema vacinal completo. Por isso, vamos abrir mais um sábado para dar oportunidade daqueles que não podem comparecer durante a semana nas unidades para que busquem se vacinar o quanto antes”, disse Franciele Finfa da Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Quem pode se vacinar

A primeira dose (D1) está disponível para qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados. Já a segunda dose está disponível para as pessoas aptas, inclusive as que estão com a dose em atraso.

Vale lembrar que o município antecipou a segunda dose da Pfizer. Desta forma, todas as pessoas que já completaram 21 dias de intervalo da data de administração da primeira dose de Pfizer já podem receber a segunda dose da vacina. Com relação às outras vacinas, o intervalo para a segunda dose segue sendo de oito semanas para AstraZeneca e 28 dias para Coronavac.

A dose adicional (D3) está disponível para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos (que tenham recebido a segunda dose há seis meses), profissionais de saúde acima de 18 anos (que tenham recebido a segunda dose há seis meses em Diadema), para as pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos quatro semanas (28 dias) e, desde o dia 27 de outubro, para viajantes com viagens marcada para o exterior, desde que a segunda dose tenha sido feita com a vacina Coronavac e o país de destino não aceite este imunizante.

Confira aqui a atualização do documento técnico municipal da campanha de vacinação covid-19:

Confira lista dos postos de vacinação aqui 

Documentos necessários:

1ª dose (D1): obrigatório apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema (*) no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Também é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

2ª dose (D2): Em caso de segunda dose, é obrigatório apresentar um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema.

3ª dose (D3): Para receber a dose adicional, será necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante de vacinação com a D2 feita há seis meses (para idosos de 60 anos ou mais ou profissionais da saúde de Diadema) ou 28 dias (para pessoas imunossuprimidas).

(*) Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência

Quais são os critérios para imunização com D3 dos imunossuprimidos:

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

V – Uso de corticóides em doses =20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por =14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Serviço:

Dia D de vacinação contra a covid-19

06 de novembro de 2021, sábado, das 8h30 às 16h.

Postos de vacinação:

·         UBS ABC: Avenida das Ameixeiras, 679.

·         UBS Canhema: Rua 22 de Abril, 113.

·         UBS Centro: Avenida São José, 472.

·         UBS Conceição: Rua Bororós, 80.

·         UBS Eldorado: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288.

·         UBS Inamar: Rua José Vicente, 122.

·         UBS Paineiras: Rua Javari, 635.

·         UBS Piraporinha: Praça Rui Barbosa, 27.

·         UBS Promissão: Rua Prudente De Moraes, 300.

·         UBS Serraria: Avenida Lico Maia, 803.

Compartilhar:

  • Data: 03/11/2021 04:11
  • Alterado:03/11/2021 16:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados