População começa a participar do planejamento de Diadema
Saúde e segurança foram os dois temas mais sugeridos pelos moradores no primeiro dia de consulta junto à população para a construção do Plano Plurianual Participativo. A tenda do PPA esteve na quinta-feira (6) na rua Polônia, no Taboão, e nesta sexta está na ponta da feira na rua Luiz Carlos Prestes, no Campanário. As […]
- Data: 07/05/2021 13:05
- Alterado: 07/05/2021 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
População começa a participar do planejamento de Diadema
Crédito:PMD
Saúde e segurança foram os dois temas mais sugeridos pelos moradores no primeiro dia de consulta junto à população para a construção do Plano Plurianual Participativo. A tenda do PPA esteve na quinta-feira (6) na rua Polônia, no Taboão, e nesta sexta está na ponta da feira na rua Luiz Carlos Prestes, no Campanário.
As sugestões dos moradores vão para o site participa.diadema.sp.gov.br. Marcos Teixeira, morador no Jardim das Nações, disse que quer melhorias na saúde: “Na UBS nunca tem remédio”. Ele também pediu o fim da violência contra as mulheres e, em seguida, incentivou as pessoas a participarem: “Quero melhoria total. Minha parte eu estou fazendo e espero que os outros façam o mesmo”.
Raquel Xavier, moradora no Canhema, também pediu melhorias na saúde: “No Pronto Atendimento do Paineiras nunca tem médico e nem remédio, e com a pandemia a situação piorou. Na última vez que estive lá os atendentes fizeram uma vaquinha para comprar remédio para uma mulher alérgica”. Ela também apontou a necessidade de grandes melhorias no transporte: “A linha 25, a que mais uso, só passa a cada duas horas, e tem dia que demora três horas”.
Amaralina Quintilha, mora no Canhema há 50 anos e que tem uma barraca de roupas na rua Polônia: “A Prefeitura tem de saber o que a população pede, e esse é o caminho pra melhorar a cidade. O pessoal tem de falar”. Ele sugeriu melhorias na segurança, na educação e na saúde.
Valéria Soares, do Parque Reid, quer a retomada dos programas de moradia. Pensando no filho de 15 anos ela também quer a volta do Adolescente Aprendiz: “Ele não tem profissão e não sabe o que vai fazer da vida. Ele e os jovens dessa idade”.
Para Dejanira Maria, coordenadora do programa de Participação Popular, a reação as pessoas é de entusiasmo: “O povo gosta de participar, estamos sendo muito bem recebidos na comunidade. Os moradores entendem a necessidade de haver uma consulta popular, que esse é o caminho para melhorar a nossa Diadema”. Além das tendas, serão realizadas audiências públicas on line com todos os segmentos sociais para estimular as pessoas a acessarem o site participa.diadema.sp.gov.br.
Neste sábado, a tenda será instalada na Av. Dom Joao VI, no Canhema; na segunda na av. NS dos Navegantes, e na terça no av. Alberto Jafet, no Jardim Marilene. Até o final do mês ela vai percorrer por duas vezes todos os bairros da cidade.