Governo de SP intensifica ações de combate aos incêndios florestais
Período de estiagem favorece a propagação das chamas
- Data: 21/06/2021 18:06
- Alterado: 21/06/2021 18:06
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Divulgação
O Governo de SP intensificou as ações da operação Corta-Fogo até outubro para combater os incêndios florestais em todo o Estado. Neste ano, já foram registrados 12 focos de queimadas. A chegada do inverno e do tempo mais seco favorecem ao fogo em vegetação.
No período de estiagem, os incêndios florestais são frequentes e destroem a flora e a fauna. As queimadas também degradam solos, causam prejuízos econômicos, além de oferecer riscos de acidentes e problemas de saúde à população.
Para o trabalho de combate em 2021, as equipes da operação já realizaram treinamentos com 350 integrantes das regiões de maior risco no estado. O preparo para treinamento de equipes que atuam nas emergências envolveu a participação de guardas municipais, bombeiros civis e moradores de entorno de Unidades de Conservação Florestal, dentre outros.
Além disso, estão sendo adquiridos equipamentos de segurança e locação de máquinas e veículos que auxiliem os trabalhos de combate às queimadas na vegetação paulista. O investimento do governo é de 7 milhões de reais.
Só em 2020 foram registrados 269 focos com a queima de mais de 21 mil hectares de mata. Entre as causas identificadas, por exemplo, estão a queima de lixo, vandalismo, queda de balão e limpeza para área de cultivo, entre outros.