Parcerias Municipais abre inscrições para a segunda turma do curso de políticas públicas
As aulas serão no formato EAD e estarão disponíveis na plataforma do curso a partir de 16 de agosto
- Data: 19/07/2021 18:07
- Alterado: 19/07/2021 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de São Paulo
Crédito:Divulgação
O Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com a ACT Promoção da Saúde, abriu nesta segunda-feira (19) inscrições para a segunda turma do curso de capacitação EAD de apoio público (“advocacy”) e políticas públicas para o enfrentamento das DCNT’s (Doenças Crônicas não Transmissíveis). As inscrições podem ser realizadas até 6 de agosto em www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/act. Ao todo, serão quatro turmas de 250 alunos.
“Firmamos no ano passado essa importante parceria com a ACT Promoção da Saúde, foi a primeira com o terceiro setor no âmbito do Parcerias Municipais. Em abril abrimos o curso para a primeira turma, foram 250 gestores municipais que ampliaram seus conhecimentos e agora podem desenvolver mais políticas públicas para a prevenção das DCNTs”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O objetivo é capacitar gestores municipais de áreas estratégicas das prefeituras municipais, além de representantes da sociedade civil, compartilhando as melhores ferramentas e práticas de “advocacy” para construção de ações estratégicas, de alto impacto, para o enfrentamento e prevenção das DCNTs. Ao participar da capacitação o município ainda aumenta suas chances de ser premiado no âmbito do Parcerias Municipais, dado que o curso se tornou um dos critérios para premiação do Programa.
O curso tem carga horária de 30 horas, metodologia atual e dinâmica, com abordagem de aspectos teóricos, além de exemplos práticos, exercícios e discussão em fóruns. Ao final, para conclusão e recebimento do diploma, o grupo indicado pelo município elaborará um plano de ação de intervenção, com auxílio das ferramentas da plataforma do curso.
A Prefeitura Municipal pode cadastrar até quatro pessoas, sendo preferencialmente o representante municipal no Programa Parcerias, um representante da área da saúde, um representante da educação e um representante da sociedade civil vinculado ao Conselho Municipal de Saúde.
“A participação de todos os municípios paulistas neste curso é prioritária. A capacitação não é apenas para profissionais da saúde, mas também de outras áreas, como as Secretarias de Educação, que podem investir em políticas públicas para a prevenção das DCNTs desde a pré-escola”, explica o Coordenador do Programa Parcerias Municipais, Renan Bastianon.