Mauá realiza ação para zerar a espera por procedimentos odontológicos
Pacientes esperavam na fila havia mais de dois anos
- Data: 01/10/2021 21:10
- Alterado: 01/10/2021 21:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Mauá
Crédito:Divulgação PMM
O processo de reconstrução de Mauá não para. A atual gestão encontrou muitos problemas e trabalha diariamente para buscar soluções. Uma delas é referente à saúde bucal. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde se deparou com 1.854 pessoas esperando por procedimentos odontológicos. Após o trabalho de mapeamento e identificação da real situação, o governo iniciou setembro com uma força-tarefa para zerar a fila. Até o momento foram realizados 231 atendimentos (90% para extração de siso) no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e na UBS (Unidade Básica de Saúde) Zaíra 2. Em outubro, a meta é realizar 300 operações.
A ação integra o projeto ‘Mauá Sorridente’, lançado pela atual gestão e que vem retomando o serviço no município. Em setembro, o serviço de saúde bucal da unidade de saúde do Zaíra 2 registrou 140 procedimentos (de segunda a sexta, das 17h às 21h). O CEO realizou 91 – 37 delas no último sábado (25/09), das 7h às 16h. Desde esta sexta-feira (1°/10), o espaço localizado no prédio do CEMMA (Centro de Especialidades Médicas de Mauá), que atendia pela manhã durante a semana, passou a oferecer o serviço também no horário da tarde – das 13h às 17h.
Estão aptos a serem atendidos os pacientes já agendados e encaminhados pelo SISREG (Sistema de Regulação). A Secretaria de Saúde orienta os munícipes a não faltarem às consultas marcadas para evitar a perda da vaga disponibilizada.
Desde janeiro deste ano, o atual governo está ampliando a estrutura para cuidar da saúde bucal da população de Mauá. A UBS Macuco, inaugurada há 10 anos, ganhou em setembro o primeiro consultório odontológico. Os atendimentos nas unidades básicas de saúde, tanto de urgência, gestantes e crianças, como de pacientes que estavam em tratamento antes da pandemia, foram retomados e vêm sendo realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Outras UBSs tiveram os consultórios reformados e reativados – Paranavaí (fechado desde 2019), Sônia Maria (fechado desde setembro de 2020), Parque das Américas (desde março de 2020), Feital (sem atendimento desde agosto de 2020), Magini, Parque São Vicente, Santista e Jardim Mauá. As próximas unidades a retomar os trabalhos de saúde são Vila Assis e São João.