Dia V em Diadema ampliou acesso à vacina contra covid-19

Cerca de 370 pessoas aproveitaram a oportunidade e foram ao Quarteirão da Saúde receber a dose que protege contra a doença

  • Data: 03/10/2021 09:10
  • Alterado: 03/10/2021 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema
Dia V em Diadema ampliou acesso à vacina contra covid-19

Dia V em Diadema

Crédito:Divulgação - Tati Ferreira

Você está em:

Neste sábado (02/10), o município de Diadema aderiu ao Dia V de Mobilização Estadual para Aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 e disponibilizou o Quarteirão da Saúde como ponto de imunização. Para ampliar o acesso à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda aplicou primeira e terceira dose para os públicos elegíveis para receber a vacina. Com isso, Diadema chega à marca de 565.974 doses aplicadas, sendo 330.278 primeiras doses, 222.611 segundas doses, 2.846 terceiras doses e 10.239 doses únicas.

A realização de dias específicos para intensificação da vacinação é uma estratégia que vem sendo adotada pelo município. “Essas ações facilitam o acesso da população à vacina. Muitas vezes, em razão do trabalho ou da escola (no caso dos adolescentes) não é possível ir até um posto de vacinação durante a semana. A abertura de postos aos sábados favorece a imunização da população e, consequentemente, a diminuição da circulação do vírus. Precisamos continuar avançando com a vacinação na nossa cidade”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Franciele Finfa da Silva.

Esse é o caso de Timóteo Lopes Oliveira do Nascimento. Ele que é autônomo, aproveitou que estava trabalhando no Centro e compareceu para receber a segunda dose para alegria da esposa Alessandra que estava de plantão, ajudando na organização da campanha de vacina como Agente Comunitária de Saúde. “Durante a semana é difícil parar o trabalho para ir vacinar, então aproveitei hoje que estava aqui do lado e já vim garantir a segunda dose”.

Quem também aproveitou o Dia V foi o morador da Vila Conceição, Márcio Santos Lopes, que compareceu para tomar a segunda dose e ainda trouxe o filho Luiz Henrique Silva Lopes para tomar a primeira. “Tomar a vacina hoje e completar a minha imunização traz uma sensação de dever cumprido e também de alegria de ver meu filho, que é adolescente, também receber a dose dele. Nossa família se cuidou bastante na pandemia e até agora ainda evitamos aglomeração. Minha esposa teve covid-19 e, mesmo morando todos juntos, mais ninguém pegou, tomamos todos os cuidados possíveis”, conta Márcio.

Já o senhor Sebastião Macedo veio acompanhado da filha e do neto para garantir logo a sua terceira dose. “Minha filha teve covid-19 e eu não peguei. É importante tomar a vacina e ficar protegido”.

Vacinação contínua

A vacinação contra a covid-19 continua na próxima semana em 20 postos de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Confira os endereços dos postos aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Saiba quais os públicos que estão aptos a receber o imunizante:

1ª dose (D1): qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidades) e demais públicos elegíveis anteriormente.

2ª dose (D2): pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), seja aquelas que estão com a dose em atraso ou as que têm D2 no prazo. Também está valendo a antecipação da segunda dose da Pfizer (necessário oito semanas, ou seja, 56 dias de intervalo mínimo entre a D1 e a D2).  

3ª dose (D3): Idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses e pessoas com doença imunossupressora (desde que a segunda dose tenha sido feita há pelo menos 28 dias).

Além disto, na segunda-feira (4), tem início à aplicação da terceira dose em profissionais de saúde. Todos devem obedecer ao critério de seis meses de D2. Portanto, somente quem recebeu D2 de Coronavac em fevereiro e março são elegíveis para D3 neste momento. No caso de Trabalhadores de Clínicas particulares, além do critério acima, só poderão ser vacinados os profissionais que tomaram D1/D2 em Diadema. Para receber a dose adicional (D3), o trabalhador da saúde deve comparecer com o comprovante de vacinação da primeira fase (D1 e D2) – aplicada em Diadema, juntamente como os documentos obrigatórios (documento com foto, CPF e comprovante de endereço de Diadema).

Quem for se vacinar contra a covid-19 ainda pode ser voluntário. Os postos de vacinação recebem doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.

Documentos necessários:

1ª dose (D1): obrigatório apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema (*) no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Também é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

2ª dose (D2): Em caso de segunda dose, é obrigatório apresentar um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema.

3ª dose (D3): Para receber a dose adicional, será necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante de vacinação com a D2 de Coronavac feita até o dia 31 de março.

Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

Quais são os critérios para imunização com D3 dos imunossuprimidos:

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

V – Uso de corticóides em doses =20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por =14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *

Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).

VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Compartilhar:

  • Data: 03/10/2021 09:10
  • Alterado:03/10/2021 09:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados