Mauá finaliza 2021 em posição de destaque na RMSP com avanços nos serviços de esgoto

Município trata atualmente mais de 59 milhões de litros de esgoto por dia proporcionando mais saúde e qualidade de vida para a população.

  • Data: 30/12/2021 10:12
  • Alterado: 30/12/2021 10:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental
Mauá finaliza 2021 em posição de destaque na RMSP com avanços nos serviços de esgoto

Crédito:Divulgação

Você está em:

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, se orgulha em encerrar o ano de 2021 com avanços expressivos nos serviços de saneamento prestados à população de Mauá.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, utilizando dados do IBGE de 2019, no país estima-se que quase 100 milhões não tem acesso ao serviço de coleta dos esgotos e somente 49% dos esgotos gerados no país são tratados, o que equivale a jogar todos os dias na natureza uma média de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento.

Em Mauá, o cenário é bem diferente do encontrado nacionalmente. A cidade que conta com mais de 500 mil habitantes e acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, se destaca pelos índices de esgotamento sanitário, 93% de coleta de esgoto e 87% de tratamento.

Esses números são reflexo da continuidade dos investimentos de mais de R$ 245 milhões no Sistema Público de Esgotamento Sanitário da cidade, onde já são tratados diariamente mais de 59 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a recuperação dos córregos do município, bem como do Rio Tamanduateí, que nasce na cidade.

Obras e manutenções para modernização do sistema e limpezas preventivas das redes:

Com foco na universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a empresa iniciou neste ano a implantação de uma nova estação elevatória de esgoto no bairro Recanto Vital Brasil. Conhecida como estação elevatória do Guaió, por ter impacto direto na recuperação da sub-bacia do rio Guaió, a estrutura conta com investimento de R$ 3 milhões por parte da concessionária e irá beneficiar cerca de quatro mil famílias.

O projeto dará suporte diário à rede de esgoto responsável por coletar e afastar os efluentes gerados nas residências e transportá-los para receberem o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade.

Além disso, a concessionária também investiu em obras para modernização de redes e tubulações de esgoto e intensificou ações preventivas de limpeza. Aproximadamente 491 metros de redes e tubulações foram substituídos e cerca de 233 quilômetros das redes de esgoto passaram por ações preventivas de limpeza no município, maior volume no período desde o início da concessão, em 2003.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade. Em 2020, por exemplo, foram 1.381 entupimentos contra 972 em 2021; uma redução de 30%.

“Nosso propósito é transformar a vida das pessoas garantindo saneamento de qualidade. Temos um compromisso com a cidade e o nosso principal objetivo agora é a universalização da coleta e do tratamento de esgoto”, explica Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK em Mauá.

Inovação nos Canais de atendimento:

Utilizando a tecnologia, a BRK ampliou os canais de atendimento disponibilizados aos clientes e inovou facilitando o acesso aos serviços da concessionária por meio de uma agência virtual, a Minha BRK (minhabrk.com.br), que permite solicitar de forma online serviços como emissão da segunda via da fatura, histórico de faturas, cadastro para o pagamento com cartão de crédito, notificar a concessionária sobre algum problema, acessar as respostas para as dúvidas mais frequentes e outras facilidades.

Além disso, recentemente a empresa lançou a Minha BRK em formato de aplicativo. Disponível para as plataformas Android e iOS, o novo app traz para o celular dos clientes toda a praticidade e facilidade dos recursos já disponibilizados na agência virtual.

A concessionária também disponibiliza o atendimento pelo telefone 0800 771 0001 e site, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana. Em horário comercial, a concessionária conta ainda com o atendimento por WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, e a página no Facebook.

Doações de kits de higiene e limpeza e Movimento Unidos pela Vacina:

A BRK realizou, ao longo do ano, a doação de 843 itens de higiene e limpeza para a Associação Estrela Azul, maior Organização não Governamental do município de Mauá, que atende jovens, adultos e crianças do bairro Jardim Zaira.

Compostos por detergente, água sanitária e sabonetes, os kits auxiliaram a instituição que, diante das medidas de enfrentamento a Covid-19, passaram a demandar uma maior quantidade desses produtos pelos cuidados redobrados com a higienização.

A empresa também apoiou o Movimento Unidos Pela Vacina, idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza a sociedade civil e a iniciativa privada auxiliando os municípios brasileiros com suprimentos necessários para a estrutura de vacinação das cidades. Assim, a BRK realizou para o município de Mauá, em junho, a doação de 300 mil unidades de bandagem antisséptica, além de um refrigerador e 2 freezers verticais para armazenagem de imunizantes. A doação dos freezers, que chegam à temperatura de 20° graus negativos, possibilitou que a cidade recebesse as vacinas da Pfizer.

“Temos o compromisso de apoiar ações que contribuam na prevenção da doença e garantam a saúde e o bem-estar da população, reforça Gravatá.

Visitas e palestras virtuais:

Em prol dos esforços para combater o coronavírus, a empresa também paralisou as visitas presenciais realizadas na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Porém, ciente de que a prática é fundamental para promover o conhecimento com relação ao saneamento, foi lançado um programa de palestras e visitas virtuais à Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 1.050 adolescentes e adultos de escolas técnicas, universidades e atendidos por Associações e Entidades da cidade.

Por meio da iniciativa, a concessionária consegue transmitir os conhecimentos práticos sobre os serviços de coleta e tratamento de esgoto. O projeto demonstra ainda que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

As palestras de conscientização e visitas virtuais podem ser realizadas por qualquer entidade e instituição de ensino da cidade que tiver interesse, basta solicitar o agendamento da ação pelo e-mail [email protected].

Compartilhar:

  • Data: 30/12/2021 10:12
  • Alterado:30/12/2021 10:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK Ambiental









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados