Falando de Transportes e Transportadoras – Fase crescente
No dia 2 de julho, a Scania celebrou os sessenta e quatro anos da marca no Brasil. Desde que chegou ao Brasil, em 1957, a marca sueca fez parte dos primeiros passos da indústria automotiva nacional. Ao longo de seis décadas, dentre várias novidades, foi pioneira em trazer para o Brasil a direção hidráulica (1963), […]
- Data: 06/07/2021 17:07
- Alterado: 06/07/2021 17:07
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Nova Geração ds Scania
Crédito:Divulgação
No dia 2 de julho, a Scania celebrou os sessenta e quatro anos da marca no Brasil. Desde que chegou ao Brasil, em 1957, a marca sueca fez parte dos primeiros passos da indústria automotiva nacional.
Ao longo de seis décadas, dentre várias novidades, foi pioneira em trazer para o Brasil a direção hidráulica (1963), o ônibus com motor traseiro (BR115, em 1972), o caminhão “cara-chata” (LK 140, em 1974), o ônibus articulado (B111 RS, em 1977), o freio-auxiliar Retarder (1998) e a caixa de câmbio automatizada (Opticruise em 2001). A linha a gás (natural e/ou biometano) chegou com a Nova Geração de caminhões.
Desde o lançamento, em 2019, já foram vendidas quase 29 mil unidades da Nova Geração de Caminhões. Durante as comemorações do aniversário, a montadora aproveitou para festejar também o crescimento de 130% em vendas de caminhões no primeiro semestre de 2021. Considerando os 3.623 emplacamentos da marca no mesmo período de 2020 (segundo os dados da Fenabrave), as vendas da Scania de janeiro a junho deste ano ficaram próximas de 8,3 mil unidades.