O universo musical do choro a partir dos artesãos e músicos

‘Websérie "Artífices do Som" explora os bastidores da criação de instrumentos do Choro, gênero musical celebrado no mês de abril

  • Data: 20/04/2021 18:04
  • Alterado: 20/04/2021 18:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sindicato do Samba
O universo musical do choro a partir dos artesãos e músicos

Crédito:Divulgação

Você está em:

Certa vez, provocado a resumir a música brasileira em uma palavra, o crítico musical e pesquisador José Ramos Tinhorão cravou: “Pixinguinha”. A importância do saxofonista e flautista é tanta que a data de seu nascimento, 23 de abril, tornou-se também um marco festivo para um dos gêneros do qual foi precursor: o Dia Nacional do Choro.

A celebração deste ano, claro, já começou. Embalado neste contexto de valorização de um dos mais importantes gêneros musicais do país, a Websérie Artífices do Som busca jogar luz ao universo de criação de instrumentos e todo o virtuosismo dos famosos “chorões”, músicos que praticam e se dedicam ao Choro.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, o projeto conta um pouco mais sobre os métodos e técnicas dos artesãos do som, criadores de instrumentos precisos e preciosos como bandolim, flauta transversal, cavaquinho, pandeiro e violão.

Com idealização de Bernardo Marques, “Artificies do Som” é composta por 15 capítulos que apresentam entrevistas, performances e animações inéditas com luthiers e músicos. A exibição dos vídeos é gratuita e os episódios estão no ar, hospedados no canal do YouTube do projeto. Destaque para o último episódio que traz o encontro com Mestre Siqueira, cavaquinista que acompanhou nomes como o Pixinguinha e Cartola e que puxa a lista de personagens que compõem a WebSérie.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados