Diadema abre inscrições para o programa BAIRRO MELHOR
Prefeitura do Município de Diadema abre Seleção Pública para bolsistas do Programa BAIRRO MELHOR nesta quarta-feira, 15.
- Data: 14/09/2021 16:09
- Alterado: 14/09/2021 16:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
Estarão disponíveis 600 bolsas, de 12 (doze) meses, prorrogáveis, para capacitação profissional e de cidadania, com a realização de atividades práticas junto aos órgãos da Prefeitura. Dentre as ações propostas, destacam-se aquelas relacionadas à limpeza pública, à conservação de áreas verdes e praças, à manutenção dos equipamentos públicos municipais e à limpeza e manutenção nas vias públicas, compondo as diversas equipes de manutenção e limpeza, bem como a realização de pequenas obras de manutenção e melhorias nos núcleos habitacionais.
“O Bairro Melhor é um novo modelo de frente de trabalho, com a diferença de manter o bolsista no seu bairro, fortalecendo seus laços de cidadania com a região onde mora,” explica o secretário de Administração e Gestão de Pessoas Odair Cabrera. “Cuidar da nossa cidade começa por cuidar do nosso entorno.” Outro ponto importante é a atenção a educação profissionalizante dos bolsistas: quem estiver cursando EJA ganha pontos, quem não tem o ensino fundamental precisa fazer o EJA e a prefeitura também oferecerá cursos de capacitação profissional, como de panificação, de pequenas obras, de jardinagem etc. “É um projeto que integra escola, trabalho e amor ao nosso bairro,” afirma o secretário.
As vagas serão 300 masculinas e 300 femininas, com cotas para pessoas com deficiência (PCD) e mulheres vítimas de violência doméstica. Para 4 horas diárias, o valor da bolsa é de 50% do Salário Mínimo, atualmente em R$ 550,00 (quinhentos e cinquenta reais).
Critérios
Para participar da Seleção Pública para bolsistas do Programa BAIRRO MELHOR, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:
-Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português a quem foi deferida a igualdade de condições previstas no Decreto Federal n° 70.436/72, e estar quites com as obrigações eleitorais;
-Estar quite com o Serviço Militar.
-Gozar de boa saúde física e mental e apresentar condições físicas para o pleno exercício das atividades;
-Ter idade entre 18 (dezoito) anos e 74 (setenta e quatro) anos;
-Estar desempregado e não estar recebendo seguro-desemprego, aposentadorias ou pensões.
-Não ter rendimentos próprios;
Comprovar que é residente no Município de Diadema, conforme definição no quadro abaixo, mediante exibição de contas de água, luz, telefone ou correspondência em geral, em nome do interessado; ou mediante declaração, firmada sob as penas da lei, na hipótese de residir com terceiros.
-Pertencer à família de baixa renda, cujos membros tenham rendimento bruto mensal per capita igual ou inferior a 50% (cinquenta por cento) do salário mínimo nacional vigente, computando-se a totalidade dos rendimentos brutos dos membros da família, oriundos 3 do trabalho e/ou outras fontes de qualquer natureza, incluindo-se os benefícios e valores concedidos por órgãos públicos ou entidades particulares;
-Estar com Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado;
-Estar em dia com as obrigações eleitorais.
-Será incluído no Programa somente 01 (um) beneficiário por família.
As inscrições serão realizadas única e exclusivamente das 10h do dia 15 de setembro de 2021 às 23h59min do dia 30 de setembro de 2021 através do site da Prefeitura do Município de Diadema: http://www.diadema.sp.gov.br/bairro-melhor
Em decorrência da Pandemia do Coronavírus, não haverá atendimento presencial para a realização das inscrições e não serão aceitas inscrições fora dos dias e horários estabelecidos.
LEIA O EDITAL COMPLETO AQUI