Encontro de quadrinhos tem premiação e exposição no Memorial da América Latina
Entrega do 35º Troféu Angelo Agostini acontece no dia 3 de agosto; evento marca a abertura da exposição Latino-América Independente e conta também com vendas de HQs, caricaturas, palestras
- Data: 25/07/2019 14:07
- Alterado: 25/07/2019 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
"América Espanhola"
Crédito:divulgação/Bira Dantas
No dia 3 de agosto, o Memorial da América Latina sediará a entrega do 35º Troféu Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de histórias em quadrinhos do Brasil, realizada pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP), que homenageia alguns destaques do mercado nacional de quadrinhos. O evento, que contará com vendas de HQs, caricaturas ao vivo, palestras e debates, marca também a abertura da exposição Latino-América Independente.
Criado inicialmente para homenagear profissionais que dedicaram mais de 25 anos de trabalho aos quadrinhos nacionais, a premiação foi ampliada para homenagear os melhores trabalhos e profissionais do ano anterior. Esse ano, serão premiados os melhores de 2018.
A EXPOSIÇÃO
No dia da entrega do Troféu, acontece também a abertura da exposição Latino-América Independente, organizada em dois eixos interligados: o primeiro, “Processo de Independência dos países Latino-Americanos”, tem curadoria de Bira Dantas e traz 44 trabalhos de 23 artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Ceará, Pará e Argentina.
O segundo, “Pátria Grande – 60 anos da Revolução Cubana”, apresenta uma história em quadrinhos do argentino César Carrizo sobre uma das revoluções mais importantes da história recente. Carrizo esteve em Cuba onde trabalhou com o escritor e Major General Enrique Acevedo González em seu livro “Sem Camisa”, dando-lhe material valioso como documentação gráfica.
Entre os artistas estão Alisson Affonso, Baptistão, Baraldi, Bira Dantas, Carriero, Carvall, Cesar Carrizo, Dóro, Eder Santos, Eduardo Vetillo, Geuvar Oliveira, Guabiras, J.Bosco, Julian Fagotti, Marcelo Bicalho, Marcio Marchini, Natalia Forcat, Paulo Capilé, Rice Araujo, Igrés, Sergio Más, Shimamoto e Thais Linhares.
O evento contará ainda com vendas de HQs independentes, nos estandes Comics Book Shop, Editora Crás, Universo Editora, Escola HQ em FOCO e Editora Criativo; além de caricaturas ao vivo, palestras, bate-papo e mesas-redondas sobre quadrinhos.
O PRÊMIO
A eleição do Troféu Angelo Agostini é sempre feita por meio de uma votação pública e democrática, realizada em duas etapas. Na primeira, uma comissão formada por profissionais ligados à área dos quadrinhos, convidados pelos organizadores do prêmio, indicam dez nomes para cada categoria. Dessa lista de indicações, são escolhidos mais dez nomes que vão à votação pública, pela internet, em uma segunda fase.
Angelo Agostini foi o desenhista que produziu a primeira história em quadrinhos no Brasil – em sequência e com um personagem fixo. “As aventuras de Nhô Quim ou impressões de uma viagem à Corte” começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869, na Revista Fluminense. A data foi escolhida para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional.
Ao todo, foram 12 premiados em nove categorias. Confira a relação de premiados no site do Memorial: www.memorial.gov.br
A AQC-ESP
A Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) é uma associação fundada em 1984 que reúne os profissionais que trabalham com histórias em quadrinhos e humor gráfico. Sua criação contou com artistas como João Gualberto Costa (Gual), José Alberto Lovetro (Jal), Franco de Rosa, Worney Almeida de Souza, Fortuna, Henfil, Jayme Leão, Chico Caruso, Maringoni, Bira Dantas, entre outros.
Serviço:
35º Troféu Angelo Agostini
Dia 3 de agosto, das 12h às 18h
Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Entrada gratuita
Classificação livre
Exposição Latino-América Independente
Abertura: dia 3 de agosto, às 12h
Visitação: até 1º de setembro. De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábado, das 9h às 15h
Biblioteca Latino-Americana | Portões 2 e 5
Entrada gratuita
Classificação livre