Pulverização com drone em Santana de Parnaíba reduz em 93% incidência de mosquitos
A pulverização foi realizada na lagoa do Bacuri e projeto será estendido para outras áreas do município
- Data: 16/12/2021 09:12
- Alterado: 16/12/2021 09:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaíba
Pulverização com drone reduz incidência de mosquitos
Crédito:Prefeitura de Santana de Parnaíba
A pulverização com drone realizado na lagoa do Bacuri, na região de Alphaville, pela Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento de Santana de Parnaíba em novembro conseguiu reduzir a incidência de Pernilongo no local em 93%. O projeto agora deverá ser estendido para todo o município.
O projeto piloto de pulverização da lagoa com produto biológico, com bacilos, sem agredir o meio ambiente, se mostrou eficaz. Segundo os dados apresentados pela empresa que realizou o trabalho, antes da pulverização foram capturados 592 mosquitos em armadilhas espalhadas no entorno da lagoa. Duas semanas após a aplicação do produto com drones, o número de mosquitos capturados caiu para 44. Redução de 93% na incidência de pernilongos no local.
Segundo explicou a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento, Veruska Carvalho os dados foram excelentes. “A aplicação do produto reduziu a incidência de mosquitos, sem agredir o meio ambiente. O projeto piloto se mostrou eficaz”, disse a Secretária. Ela destacou que esta ação faz parte do projeto “Xô Mosquito”, lançado em agosto pela prefeitura com o objetivo de controlar a incidência de pernilongos e do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya.
Ela salientou o projeto piloto foi realizado por conta do trabalho desenvolvido para o controle da incidência de mosquitos realizado com a pulverização por drone que ocorreu no Rio de Janeiro antes da Olímpiada de 2016.
Novas ações
Veruska Carvalho explicou que diante do resultado obtido no projeto piloto na redução dos pernilongos e as características do município, com concentração de áreas verdes e de água, o projeto será estendido para outras regiões. A programação é realizar, no início do ano, a pulverização em toda a extensão do rio Tietê no município. Para isso a pulverização do rio foi dividida em três trechos.
No primeiro trecho será feita a pulverização do rio entre a divisa com Barueri até a barragem Edgar de Souza. O segundo trecho será entre a barragem e a ponte sobre o rio Tietê e o terceiro será da ponte até a divisa com Pirapora de Bom Jesus. Este último trecho, por conta da extensão e das características, será dividido em três etapas.
Conscientização
O projeto de pulverização do rio Tietê para a redução da incidência de mosquitos faz parte do projeto “Xô Mosquito” que tem objetivo de reduzir a incidência de pernilongos e do Aedes Aegypti. Por isso, além da pulverização serão realizadas ações de limpeza e conscientização da população ao longo destes trechos sobre a importância do controle de criadouros.