Centro de Atenção Integral à Mulher recebe o programa ‘Elas por Elas’
Programa tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de mama
- Data: 18/10/2019 10:10
- Alterado: 18/10/2019 10:10
- Autor: Bignardi Junior
- Fonte: PMSCS
Caism recebe o programa ‘Elas por Elas’
Crédito:Letícia Teixeira/PMSCS
A mulher tem papel preponderante na gestão do prefeito José Auricchio Júnior, tanto que São Caetano do Sul é o município do ABC que mais conta com a força feminina, com sete mulheres nas 18 secretarias municipais. Espaço que se traduz em mais atenção e, consequentemente, ações mais assertivas, como o ‘Elas por Elas’, programa de conscientização e prevenção ao câncer de mama realizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde.
Nesta quinta-feira (17/10), mais uma palestra foi realizada, desta vez no Caism (Centro de Atenção Integral à Mulher), no Bairro da Fundação. Estiveram presentes o prefeito, José Auricchio Júnior, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a mastologista Ana Cláudia Caffaro Rodrigues e cerca de 30 mulheres que aguardavam consulta ou exame.
O chefe do Executivo ressaltou a importância do ‘Elas por Elas’. “O programa foi retomado em junho deste ano, depois de ter sido realizado entre 2007 e 2010, e tem como objetivo mobilizar a cidade pela prevenção ao câncer de mama e, se necessário, encaminhar pacientes ao imediato tratamento.”
Denise Auricchio iniciou a palestra com apresentação sobre a importância do autoexame e como as chances de cura se ampliam quando algum problema é detectado precocemente. “O diagnóstico precoce do câncer aumenta em até 95% a chance de cura. Por isso, o autoexame é essencial”, explicou.
Regina Maura acrescentou: “A partir dos 20 anos, já é indicado que a mulher faça o autoexame, do terceiro ao quinto dia de menstruação.”