Documentário incentiva doação de órgão em Diadema
O evento faz parte do Setembro Verde, que celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9)
- Data: 26/09/2019 10:09
- Alterado: 26/09/2019 10:09
- Autor: Keila Macedo
- Fonte: Secom Diadema
Setembro Verde - Dia Nacional da Doação de Órgãos
Crédito:Thiago Benedetti
Para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, a Prefeitura de Diadema promoveu na quarta-feira, 25/9, no Teatro Clara Nunes, uma sessão do vídeo documentário “Vidas Cruzadas”, que retrata o complexo processo de transplantes realizados no Brasil. Durante o evento, o público conversou com o diretor do longa, Marc Dourdin. “Conseguimos mostrar o complexo sistema que envolve a doação de órgãos, a quantidade de pessoas envolvidas no processo, desmistificar mitos e tabus que envolvem o assunto e, o mais importante, sensibilizar as pessoas. Eu fiquei comovido com a historia de uma amiga. Foi o que motivou a minha busca por informação e querer abordar o tema. Após a confirmação da morte encefálica, acabou. Se os órgãos estão bons, porque não ajudar a salvar uma vida! ”, comentou o diretor.
O objetivo da ação é discutir o tema e estimular a doação de órgãos e tecidos. “Todos nós estamos sujeitos a enfrentar este tipo de problema. Com o documentário, é possível ter acesso a informação correta com histórias reais. Nossa meta é sensibilizar possíveis doadores”, comentou o secretário de Comunicação, Paulo Fares.
A família de Bruno Meireles, um dos transplantados que participa do documentário, mora em Diadema. “Assisti o documentário pela primeira vez hoje. O resultado ficou fantástico, mas ao mesmo tempo é dolorido reviver tudo isso. O mais importante é que muitas pessoas assistam e se informem sobre a doação de órgãos”, comentou Bruno que encontrou a compatibilidade com o tio que fez a doação dos rins. A cirurgia foi realizada há quatro anos e as condições de saúde do receptor e do doador são normais.
Como funciona
Por se tratar de um procedimento de alta complexidade, o transplante é realizado em hospitais de referência e não na rede municipal. Entretanto, a doação de órgãos é estimulada nos serviços da cidade. Quando há um caso de potencial doação de órgão, a equipe médica aciona a referência institucional que é a UNIFESP. Mais informações sobre doação em http://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-orgaos/organizacao-de-procura-de-orgaos-e-tecidos.