USCS lança plano de contingência para o coronavírus
Iniciativa busca conscientizar e informar acerca dos riscos de contaminação e traçar ações para diferentes cenários
- Data: 09/03/2020 10:03
- Alterado: 09/03/2020 10:03
- Autor: Ana Paula Lazari
- Fonte: USCS
Illustrative example of new chinese Coronavirus written on virus like green background.
Crédito:Depositphotos/ABCdoABC
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) lançou, na última terça-feira (3/3), o Plano de Contingência da USCS para Infecção Humana pelo Coronavírus (SARS-CoV-2). A administração da Universidade formou uma equipe multidisciplinar, composta por representantes da direção, alunos, docentes, funcionários e profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, para identificar e planejar cenários e possíveis impactos, a curto e a longo prazo, em todos os seus campi e as medidas a serem tomadas em cada um deles.
A Universidade prevê medidas específicas nas três diferentes situações: cuidados iniciais, alerta e emergência; sendo que o grau de risco será avaliado e revisto periodicamente para que as medidas correspondentes sejam adotadas.
A situação cuidados iniciais refere-se à fase atual. Algumas das medidas previstas, que já estão sendo tomadas, são: disponibilização de dispensers de álcool gel em todos os campi (produto manipulado pelos alunos nos laboratórios da Farmácia Escola da USCS), realização de palestras de conscientização, material de apoio (impresso e on-line) informativo sobre o vírus, atenção maior aos grupos de risco que frequentam a universidade (idosos e crianças), canal de perguntas e respostas, canal de tira-dúvidas entre outras ações.
Na fase de alerta, prevista para ser implementada se houver a confirmação de casos na região do Grande ABC, a USCS prevê medidas específicas a profissionais e estudantes que atuem na área da saúde.
Já na fase de emergência, que corresponde ao cenário no qual exista a confirmação de casos na USCS, são previstas medidas mais rigorosas, que podem levar até à suspensão de atividades acadêmicas por um período inicial de 14 dias.
Para o seu o público externo, a assessoria de imprensa prevê a divulgação periódica de informações e atualizações, tendo como fonte seus profissionais da área da saúde e mantem suas fontes à disposição para atendimento e esclarecimentos sobre o tema.