Faixa exclusiva para ônibus reduz tempo de viagem no Viaduto Antártica
Análise do Trancity destaca aumento de 10% na velocidade média dos ônibus que operavam nas linhas sentido bairro e centro, antes da implementação
- Data: 25/10/2021 14:10
- Alterado: 25/10/2021 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: green4T
Crédito:Divulgação/SPTrans
De acordo com dados do painel Trancity, plataforma desenvolvida pela Scipopulis, empresa da green4T responsável pelo monitoramento do transporte público da cidade de São Paulo, identificou uma redução de 10% no tempo de viagem após a implementação em 27 de setembro, da faixa exclusiva para circulação de ônibus no Viaduto Antártica, no bairro da Barra Funda, com circulação diária de 4 linhas de ônibus, totalizando 4.629 passageiros. As melhorias também foram notadas no tempo de deslocamento tanto no sentido bairro como no sentido centro.
Com base nos registros anteriores (de 20/09 a 24/09) e após a intervenção (entre 27/09 e 01/10), as velocidades computadas nos dois sentidos da via indicam que o pico da manhã (das 6h às 9h) já apresentava bom desempenho. No entanto, o trecho no sentido bairro, durante o pico da tarde (das 14h às 20h), apresentou melhora na fluidez. A velocidade média anterior à operação durante este período era de 19,1 km/h e atualmente é próxima a 21 km/h.
“Essa análise mostra que a implementação de faixas exclusivas contribui efetivamente para o aumento da velocidade dos ônibus, e seus impactos serão maiores conforme a extensão dos trechos aumente e a conexão entre faixas e corredores se intensifique”, afirma Roberto Speicys, cofundador e CEO da Scipopulis. E complementa. “Soluções como essas trazem diversas vantagens: maior rapidez no deslocamento da população, melhor fluidez do trânsito da cidade, redução dos custos para as empresas operadoras e redução da emissão de CO2”.
À frente do projeto estão, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT), executiva de Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que implementaram a faixa, que opera de forma alternada ao longo do dia. “Assim, em dias úteis, o sentido centro da faixa ocorre durante o pico da manhã, enquanto no pico da tarde implementa-se a faixa no sentido bairro. Cada sentido possui extensão de aproximadamente 950 metros”, comenta.
De acordo com Roberto, o informe divulgado pela SPTrans e o Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, está prevista a implantação de aproximadamente 50 km de faixas exclusivas para ônibus durante a gestão atual, sendo que cerca de 13 km tem entrega prevista ainda em 2021.