Falando de Transportes e Transportadoras – Evolução francesa
Dentro da política de reduzir drasticamente as emissões de seus veículos, a Peugeot passou a oferecer produção em série, a partir de 2021, de uma versão elétrica alimentada por uma célula de combustível de hidrogênio do utilitário compacto Expert, que já oferecia configurações elétricas e a combustão. Após a introdução em 2020 do modelo e-Expert […]
- Data: 02/06/2021 15:06
- Alterado: 02/06/2021 15:06
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Peugeot e-Expert Hydrogen
Crédito:Divulgação
Dentro da política de reduzir drasticamente as emissões de seus veículos, a Peugeot passou a oferecer produção em série, a partir de 2021, de uma versão elétrica alimentada por uma célula de combustível de hidrogênio do utilitário compacto Expert, que já oferecia configurações elétricas e a combustão.
Após a introdução em 2020 do modelo e-Expert movido a bateria, a versão elétrica com célula de combustível de hidrogênio é a prova da rápida implantação da oferta eletrificada da linha Peugeot.
O novo e-Expert Hydrogen inclui um sistema composto por uma célula de combustível que produz a eletricidade necessária para mover o veículo graças ao hidrogênio a bordo do tanque e uma bateria recarregável de íon de lítio de alta tensão com uma capacidade de 10,5 kWh, podendo ser recarregada da rede elétrica e também alimentando o motor elétrico durante certas fases de condução.
O veículo pode ser abastecido com hidrogênio em três minutos para uma faixa de mais de 400 quilômetros de autonomia no ciclo de homologação WLTP (em aprovação). O volume de carga é de até 6,1 m³, com carga útil de até 1.100 quilos e capacidade de reboque de até uma tonelada. O novo e-Expert Hydrogen será inicialmente oferecido por meio de venda direta, na França e na Alemanha, a partir do final de 2021.
Será produzido na França, em Valenciennes, que posteriormente será transformado em centro de competência Stellantis dedicado à tecnologia de hidrogênio na Alemanha, em Rüsselsheim.