Ribeirão Pires comemora Dia da Árvore com atividades de Educação Ambiental
Alunos de nove escolas de Educação Infantil participam de trilha ecológica no Parque Pérola da Serra
- Data: 18/09/2019 11:09
- Alterado: 18/09/2019 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Dia da Árvore
Crédito:Mariana Rodrigues
Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e em parceria com a Secretaria de Educação, promove programação de conscientização sobre a importância da preservação ambiental.
Cerca de 700 alunos, de nove unidades de ensino da cidade, com idade entre quatro e cinco anos, participam durante todo o mês de setembro de passeio ecológico no Parque Municipal Pérola da Serra. Durante o trajeto, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente apresentam as espécies de árvores frutíferas e nativas que embelezam o local como Pintagueiras, Jabuticabeiras, Araucárias e Paineiras. Ao final da trilha ecológica, as crianças participam de piquenique e a exploração do Parque é feita por meio do brincar com atividades de integração.
Nessa segunda-feira, dia 16 de setembro, crianças da Escola Municipal Monteiro Lobato, do bairro Vila Sueli participaram da atividade de Educação Ambiental. Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, os alunos da Escola Municipal Maria Gomes do Pilar, do bairro Vila Gomes estarão na atividade.
Cartilha de Arborização – A Secretaria de Meio Ambiente, a SEMA disponibiliza a versão online da Cartilha de Arborização no site da Prefeitura (www.ribeiraopires.sp.gov.br). O documento orienta sobre plantio de árvores, cuidados com poda, espécies e tudo que envolve a atividade em espaço urbano.
O material atende, ainda, uma das diretrizes do Programa Município Verde e Azul (PMVA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o qual a cidade participa.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio, as ações reforçam o trabalho já desenvolvido no município. “Campanhas educativas focando nos temas ambientais e de sustentabilidade já fazem parte do cotidiano da cidade, e o objetivo da Cartilha online é intensificar ainda mais este trabalho, visando maior conscientização e participação de todos”, afirmou.