Novos adidos agrícolas reforçam importância do agro
Doze servidores do Ministério da Agricultura e entidades vinculadas acabam de ser designados para postos na China, Japão, Estados Unidos e outros nove países
- Data: 09/11/2021 18:11
- Alterado: 09/11/2021 18:11
- Autor: Redação
- Fonte: Anffa Sindical
Crédito:Reprodução
Com a missão de prestar assessoria agrícola permanente ao país, sendo responsáveis pela identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro foram designados 12 servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e suas entidades vinculadas, para assumir postos diplomáticos, segundo decreto publicado ontem. “As nomeações demonstram também a relevância do agronegócio para o Brasil e o mundo”, reconhece Angelo de Queiroz Mauricio, que pela primeira vez ocupa o posto de adido agrícola, designado para a embaixada do Brasil em Nova Delhi (índia).
O posto de adido agrícola na Índia, segundo ele, é relativamente novo. Ele é o segundo auditor fiscal federal agropecuário (affa) a ocupar esse posto em Nova Delhi. “É a prova de que o trabalho realizado pelo meu antecessor foi muito bem sucedido”, destaca Angelo, que assume a missão ciente de que o principal desafio será permitir que os demais países possam conhecer o Brasil da forma como ele realmente é, com histórica inclinação à paz e ao bem-estar de todos, por meio da sua vocação na agropecuária sustentável.
No caso do posto da Índia, novo para o Brasil, o adido esclarece que faz parte da estratégia brasileira do Mapa ter parceiros comerciais promissores, visto que a Índia caminha para se tornar a terceira economia do mundo e tem boas relações comerciais com o Brasil. Destaca a habilidade e conhecimento que o adido deve ter para ajudar a criar oportunidades em várias frentes, atendendo aos anseios e necessidades de ambas as partes – no caso dele, Brasil e Índia. “Ajudá-los a potencializar as cooperações com foco na agropecuária, identificando produtos de interesse comum e assim ampliando a pauta e agregando valor às trocas comerciais”, esclarece.
Os doze adidos agrícolas nomeados seguem para postos nas embaixadas de Pretória, África do Sul; Berlim, Alemanha; Riade, Arábia Saudita; Pequim, China; Seul, Coréia do Sul; Nova Delhi, Índia; Jacarta, Indonésia; Bangkok, Tailândia; Hanói, Vietnã; Tóquio, Japão; Buenos Aires, Argentina; e Cidade do México, México.