Chamamento Público para implantação do segundo trecho do Parque Novo Rio Pinheiros
O chamamento público para a segunda etapa prevê o recebimento de propostas para criação de áreas de lazer, desenvolvimento de atividades socioambientais
- Data: 20/04/2021 13:04
- Alterado: 20/04/2021 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), publicou no dia 6 de abril, o chamamento público para a implantação do segundo trecho do Parque Novo Rio Pinheiros, na margem oeste do canal. Esta etapa da parceria abrange aproximadamente 9 quilômetros de extensão, entre a Ponte Cidade Jardim e a Estrutura de Retiro, nas proximidades do Cebolão, complexo viário que liga as marginais do Pinheiros e do Tietê.
No local estão previstas pista de caminhada, ciclovia, pontos de alimentação, banheiros, além de novos acessos para interligação com o transporte público. Todas as estruturas e atrativos serão de uso público e gratuito.
“Desde o início temos ressaltado a importância das parcerias no programa Novo Rio Pinheiros. Este é mais um passo para a revitalização das margens deste rio que está em transformação. Os parques serão novas opções de lazer para a população e implantados por meio da iniciativa privada”, explicou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
O participante selecionado no processo será responsável pelos custos de implantação, operação e manutenção da área.. Em contrapartida poderá explorar a publicidade e promover eventos no espaço após o período de quarentena.
O contrato do primeiro trecho do parque foi assinado em janeiro entre a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), responsável pelo espaço, e o Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros, composto pelas empresas Amarílis – representante do Parque Global –, Farah Service, Jardiplan e Metalu Brasil.
A área de lazer já está em fase de implementação entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na zona Sul da capital, com investimentos privados de R$ 30 milhões. O trecho possui 8 quilômetros de extensão e ficará interligado a outros parques públicos da região.
O chamamento público para a segunda etapa prevê o recebimento de propostas para criação de áreas de lazer, desenvolvimento de atividades socioambientais, culturais, artísticas e esportivas, além da recuperação ambiental e paisagística, até 20 de maio de 2021.
Para acessar o edital na íntegra clique aqui.
Novo Rio Pinheiros
A implantação dos dois trechos do parque faz parte do eixo de revitalização do Programa Novo Rio Pinheiros, que visa despoluir o rio por meio de um grande projeto de saneamento básico e revitalizar suas margens em parceria com a iniciativa privada. Até o momento, mais de 230 mil ligações de esgoto, de um total de 533 mil, foram conectadas à rede para serem levadas a tratamento. Além disso, 30 mil toneladas de lixo flutuante já foram removidas do leito desde o início do programa, em meados de 2019. Com a redução da carga orgânica e melhora da qualidade da água, o local abrigará novas áreas de convivência, comerciais e escritórios, além dos bicicletários.